• Atendemos em todo o Brasil
  • Av. Com. Gumercindo Barranqueiros, 20 - Jundiaí/SP

 

3 plataformas digitais para implementar e modernizar sua indústria

As tecnologias industriais estão avançando rapidamente e os líderes industriais precisam estar atentos para manter a escala de inovação e a competitividade. Conheça aqui essas ferramentas.


Em 16/06/2023 08:00
Por Revimaq
Por Revimaq

3 plataformas digitais para implementar e modernizar sua indústria

As tecnologias estão avançando rapidamente e os líderes industriais precisam estar atentos para manter a escala de inovação e a competitividade. Nesse sentido, as plataformas digitais se tornaram ferramentas essenciais para implementar soluções industriais mais eficientes e assim, modernizar a indústria.

Neste artigo, serão apresentadas três plataformas digitais que podem ajudar a impulsionar o sucesso da sua empresa: a IoT, a Indústria 4.0 e o Big Data. Além disso, serão abordadas algumas das tecnologias WEG, como soluções avançadas para impulsionar a eficiência e a produtividade das empresas.

IoT (Internet das Coisas)

A IoT é uma tecnologia ou protocolo que permite que objetos e dispositivos se conectem e troquem informações pela rede ou internet.

Na indústria, a IoT pode ser usada para conectar máquinas e equipamentos, permitindo a coleta de dados em tempo real.

Esses dados podem ser utilizados para monitorar o desempenho das máquinas, prever falhas e evitar paradas não planejadas. Além disso, outra característica importante é a capacidade que ela possui de otimizar o uso de energia e materiais, reduzindo os custos de produção.

No portfólio de soluções WEG, a IoT está incluída em produtos como a WEG Motor Scan, que permite monitorar o desempenho dos motores em tempo real.

Essa tecnologia tem como principais características o monitoramento contínuo do motor elétrico através de sensores inteligentes, a análise de dados realizada em tempo real para detectar possíveis falhas e evitar paradas não programadas, conexão sem fio via Bluetooth para facilitar o acesso aos dados coletados e interface intuitiva e de fácil uso.

Suas principais aplicações incluem: motores elétricos utilizados em processos industriais de diversos setores e equipamentos críticos que necessitam de alta disponibilidade.

Entre os benefícios gerados estão a redução dos custos de manutenção e reparos, o aumento da disponibilidade dos motores elétricos e redução de paradas, melhoria da eficiência energética dos motores elétricos e o aumento da produtividade e da confiabilidade dos processos industriais.

Inteligência Artificial

Falar em inovação digital e não citar a Inteligência Artificial é impossível nos dias de hoje. No caso de empresas como a WEG, que tem em seu portfólio a automação industrial como um de seus carros-chefe, tecnologias inovadoras atuam como que o coração das soluções oferecidas.

Elas impulsionam a indústria a níveis jamais vistos de produtividade e, entre essas tecnologias, a Inteligência Artificial vem se destacando por atuar de forma inteligente (como o próprio nome já diz), colaborando para o alcance desses novos patamares.

A alta na tendência de aplicação da inteligência artificial na indústria se mostra cada vez mais promissora, atraindo investimentos consideráveis, tanto que a própria WEG adquiriu a BirminD, uma startup de tecnologia focada em IA e visão computacional.

Tudo isso para incluir novos recursos a WEG Digital Solutions e a plataforma IoT WEGnology.

Vantagens de se implementar Inteligência Artificial na indústria:

  • Aumento de produtividade
  • Maior segurança no trabalho (para colaboradores)
  • Redução significativa nos erros e falhas
  • Aumento na qualidade final dos produtos
  • Grande campo de atuação que gera novos empregos
  • Tradução em redução de custos e maior lucratividade
  • Redução dos preços finais de produtos

Ignorar esses avanços significa ficar para trás em produtividade e, consequentemente, em competitividade.

Big Data

O Big Data é uma tecnologia que permite a análise de grandes quantidades de dados para identificar padrões e tendências. Na indústria, o Big Data pode ser usado para otimizar a produção, reduzir os custos, aumentar a eficiência e prever falhas. O WEG Motion Fleet Management é uma solução que foi desenvolvida para trazer maior praticidade e agilidade na operação, manutenção e gestão de plantas industriais.

Com tecnologia de “cloud computing”, é possível monitorar os ativos em qualquer lugar e a qualquer momento. Pode ser aplicada em diversos tipos de indústrias e instalações e permite conhecer o estado operacional de motores e drives (inversores e soft-starters) de baixa e média tensão, redutores, motorredutores, compressores, entre outros ativos.

Alguns dos principais benefícios incluem a redução de paradas não planejadas, otimização de ações de reparo e aceleração da tomada de decisão da equipe de operação e manutenção. Com a análise de dados, é possível estabelecer planos de manutenção preditiva, reduzindo o TCO (Total Cost of Ownership) e aumentando a disponibilidade da frota de acionamentos.

Indústria 4.0

A Indústria 4.0 é uma revolução industrial que usa essas e outras tecnologias digitais para transformar a forma como a produção é realizada. Ela é baseada em três pilares: a internet das coisas, a inteligência artificial e a automação. Com a Indústria 4.0, as máquinas se tornam mais inteligentes e autônomas, permitindo a produção customizada e a otimização da eficiência.

A WEG Automation é uma tecnologia oferecida pela WEG que compreende uma série de soluções para a Indústria 4.0, provendo controladores programáveis, IHMs e sistemas de comunicação, que ajudam a integrar e otimizar os processos produtivos.

Vale o destaque que, além de utilizar tecnologias avançadas que visam assegurar alta eficiência e confiabilidade em suas soluções, possui também integração total entre seus produtos, e permite uma gestão integrada de toda a automação da planta industrial.

Ignorar os avanços é abrir a porta para os problemas

Negligenciar as inovações e ignorar a utilização de soluções como essas apresentadas, pode resultar em prejuízos significativos para a indústria.

Uma eventual falta de monitoramento adequado, por exemplo, pode levar a paradas não programadas, que causam perda de produção e aumentam os custos de manutenção, ou então a falta de automação industrial, que fatalmente resultará em ineficiência produtiva e desperdício de recursos.

Conclusão

As tecnologias industriais estão avançando rapidamente e a implementação de recursos WEG podem ser fundamentais para adequar-se à Indústria 4.0. Por isso, a Revimaq, como revendedora autorizada, certificada e premiada WEG faz questão de proporcionar a seus clientes todas as inovações disponíveis no mercado.

Entre em contato com um profissional especializado, que irá ajudar-lhe a encontrar a melhor solução para sua empresa.

Imagens: weg.net 

 

A Revimaq

Revimaq é uma uma Assistência Técnica Certificada e Revenda Integrada WEG, criada para prover e ofertar soluções e produtos para indústrias de todos os segmentos que demandem automação industrial e motores elétricos.

Newsletter

Em breve.

Copyright © Revimaq
Macro Agency Nuvem Dinâmica Infobiz