• Atendemos em todo o Brasil
  • Av. Com. Gumercindo Barranqueiros, 20 - Jundiaí/SP

 

5 Benefícios da Automação Industrial

Para assegurar a produtividade e a qualidade exigidas no ramo industrial, a modernização das fábricas está cada vez maior e melhor investida.


Em 19/01/2018 08:00
Por Revimaq
Por Revimaq

5 Benefícios da Automação Industrial

automação industrial é um sistema dinâmico e inteligente, capaz de monitorar e executar qualquer tipo de produção em indústrias, usando seu sistema computadorizado de inteligência articial. Esse sistema possui diferentes unidades e peças, cada qual com seus comandos e tarefas específicas.

WEG possui equipamentos automáticos, os quais trazem benefícios à indústria. A Dori Alimentos S.A, conhecida pelas guloseimas e amendoins que fabrica, passou a utilizar os equipamentos WEG em 2014 e sua produtividade vem crescendo desde então.

No mesmo ano, a fabricação do amendoim japonês passou de 3 ton/hora para 5 ton/hora(veja a matéria aqui). Além de aumentar a produtividade, a automação de processos ajuda a reduzir os custos de produção e da energia, auxiliando no desenvolvimento sustentável.

Mas quais as vantagens da automação industrial traz para sua empresa? Listamos abaixo 5 benefícios para utilizar esse processo de fabricação.

Aumento de produtividade

Como o exemplo da Dori, a produtividade quando se utiliza equipamentos automáticos é muito maior do que quando manual. Sua automação permite maior alcance de ciclos, mais rápido e com mais eficiência, sempre alcançando o mesmo objetivo, fazendo o mesmo trabalho e com o mesmo resultado, pois seu sistema é provido de instruções para executar o trabalho com a mesma precisão.

Melhoria de qualidade e eliminação de falhas humanas

O trabalho das máquinas implantadas na empresa proporcionam resultados mais eficientes e repetitivos, o que torna o serviço mais consistente e sem alterações. Consequentemente, faz a qualidade do que é fabricado ser melhor.

O homem está sujeito a errar. Mas o erro na produção pode, além de diminuir a qualidade do produto, denegrir a reputação da empresa. Isso torna o trabalho industrial automatizado mais eficiente.

Mas ninguém perderá seu emprego no setor industrial: resta aos funcionários fazer supervisão das máquinas, verificando sempre se tudo está de acordo e, quando precisar, solicitar a manutenção para um técnico de automação.

Redução de custos

O uso de máquinas e equipamentos automáticos reduz o consumo de energia e oferecem um retorno maior e mais rápido sobre o investimento.

A redução do consumo de energia além de reduzir o custo da empresa, auxilia para a sustentabilidade empresarial, o que ajuda também o meio ambiente e o planeta pois seu trabalho minimiza a criação de materiais e resíduos poluentes.

Maior segurança

Os sistemas de uma automação visam a segurança, já que um de seus objetivos é reduzir acidentes causados em indústrias. Há uma norma regulamentadora, a NR-12, que obrigada os fabricantes a seguirem precisamente tais práticas de segurança.

O sistema elimina quase totalmente a necessidade de contato humano em suas máquinas, já que as mesmas ficam em áreas de riscos (como em lugares de alta temperatura, contato com processos químicos e com riscos de explosão).

É importante lembrar que deve-se sempre chamar uma assistência técnica autorizada WEG para fazer as manutenções das máquinas e motores industriais.

Maior vantagem competitiva no mercado e melhor conveniência

Com a melhora de seus produtos e menores riscos de acidentes, a empresa poderá se destacar no mercado de trabalho, podendo, assim, alcançar um maior desempenho e melhor audiência, ficando acima de seus concorrentes.

Fora de riscos, o ambiente de trabalho passará a ter maior conforto e proporcionará melhor qualidade de vida para seus funcionários, beneficiando a todos, desde os trabalhadores até os compradores.

Manutenção em Motores Industriais

A manutenção de qualidade, que segue padrões internacionais, garante o perfeito funcionamento dos equipamentos industriais.

É importante manter a manutenção preventiva em dia, para que não hajam problemas durante os processos de fabricação e prejuízos na escala de produção.

Revimaq é revenda integrada e assistência técnica autorizada WEG. Entre em contato pelo telefone (11) 4531-8181.

 

A Revimaq

Revimaq é uma uma Assistência Técnica Certificada e Revenda Integrada WEG, criada para prover e ofertar soluções e produtos para indústrias de todos os segmentos que demandem automação industrial e motores elétricos.

Newsletter

Em breve.

Copyright © Revimaq
Macro Agency Nuvem Dinâmica Infobiz