• Atendemos em todo o Brasil
  • Av. Com. Gumercindo Barranqueiros, 20 - Jundiaí/SP

 

6 maneiras de economizar energia na indústria

A eficiência energética nas indústrias é uma preocupação constante dos proprietários das empresas, do governo e dos fabricantes de motores. Dada a importância desse assunto, criamos um checklist de itens de grande importância no quesito do consumo de energia elétrica.


Em 19/02/2015 08:00
Por Revimaq
Por Revimaq

6 maneiras de economizar energia na indústria

Sabendo que na indústria os motores elétricos são responsáveis por quase 70% de toda energia elétrica consumida dentro de seus processos (fonte: Eletrobrás/PROCEL), as atitudes quanto a compra e manutenção dos motores elétricos industriais têm impacto direto na eficiência energética global.

A conscientização quanto a essas questões depende de incentivos governamentais, amparados por órgãos federais responsáveis, por empresários e também pela própria população. O checklist que preparamos possui seis formas de aumentar consideravelmente a eficiência energética nas indústrias:

1 – Mude seu pensamento

Muitos empresários relutam em investir em novos equipamentos por conta do custo. Mas um motor de alto rendimento pode proporcionar, a longo prazo, uma economia considerável. Manter motores de baixa qualidade, baixo rendimento e sem manutenção (ou com manutenção precária) aumenta muito o custo final da indústria.

Em 2008, o IBGE desenvolveu um estudo com o custo da energia de um motor de 75KWh (100cv) no período de dez anos. A economia durante o período alcançou quase R$ 70 mil – uma economia de quase 7 mil reais por ano, em apenas um motor.

No site da WEG você pode acessar gratuitamente uma ferramenta de cálculo de Retorno de Investimento em Motores Elétricos e desenvolver seu próprio estudo para saber o ROI ao substituir seus motores, drives e inversores de frequência.

2 – Compre equipamentos com o selo PROCEL

PROCEL – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal com o intuito de promover a economia de energia elétrica e evitar o desperdício.
O programa busca implantar formas mais eficientes de reduzir o consumo de energia elétrica, eliminar desperdícios de energia em todos os âmbitos de consumo e também procura informar aos consumidores sobre as formas de economizar.

Selo PROCEL tem como objetivo informar o consumidor sobre os equipamentos elétricos e eletrônicos mais eficientes energeticamente. Produtos que possuem o Selo PROCEL tem garantia de serem energeticamente eficientes. No caso dos motores elétricos, você pode conferir através deste documento em PDF, diretamente do site do PROCEL, a relação de motores elétricos que possuem o selo PROCEL.

3 – Elimine motores superdimensionados

Motores que acionam cargas com requisição de potência muito abaixo da potência nominal do motor (menor que 50%) estão sujeitos a uma operação ineficiente. Esse fator pode ser considerado como o principal ponto de desperdício em motores. A correta adequação do motor à carga representa economias de energia que podem chegar a 30%.

4 – Faça manutenção de qualidade

Conforme estudos realizados pela EASA e EAMT, quando os serviços de manutenção são realizados em oficinas que atendam às normas internacionais, mantém-se a eficiência do projeto original.

Manter os motores com a devida manutenção garante o melhor benefício, a maior
eficiência energética e previne muitos problemas e acidentes dentro das indústrias.

A Assistência Técnica Revimaq é especializada em manutenção e reparo de motores WEG e retém importantes certificações como o Credenciamento AT 5 Estrelas Certificado, a Certificação de Qualidade ISO 9001 e foi a primeira assistência técnica WEG no mundo a receber a Certificação de Manutenção em Motores aplicados em Atmosferas Explosivas (ATEX).

5 – Use motores de Alto Rendimento Premium

Os motores WEG W22 Premium são motores de altíssima eficiência e elevado rendimento, excedendo os níveis de rendimento definidos na portaria 553 da lei de eficiência energética nº10.295, em vigor desde de janeiro de 2010.

Motor WEG W22 Premium: eficiência e
qualidade comprovadamente excepcionais

Excelente relação custo-benefício, redução do consumo de energia elétrica, baixos níveis de ruído e vibração e fácil manutenção são algumas das características que definem esse produto. Um motor que, desde o seu lançamento, antecipou conceitos sobre eficiência energética, desempenho e produtividade.

6 – Controle a velocidade de rotação dos motores

O uso de inversores de frequência usados para o controle de velocidade de motores apresentam-se como uma alternativa muito eficiente, que podem ser aplicados em substituição dos processos tradicionais de controle de variáveis dos processos industriais, principalmente vazão e pressão em sistemas de bombeamento.

Inversores de Frequência CFW11 em vários
modelos de tensões e tamanhos

Os Inversores de Frequência da WEG possuem tecnologia de última geração e garantem alta precisão e confiabilidade no controle de velocidade e torque dos motores. Possuem estrutura compacta ideal para instalação em espaços reduzidos.

E você? Conhece alguma forma de economizar energia na indústria? Compartinhe com a gente entrando em contato conosco.

 

A Revimaq

Revimaq é uma uma Assistência Técnica Certificada e Revenda Integrada WEG, criada para prover e ofertar soluções e produtos para indústrias de todos os segmentos que demandem automação industrial e motores elétricos.

Newsletter

Em breve.

Copyright © Revimaq
Macro Agency Nuvem Dinâmica Infobiz