• Atendemos em todo o Brasil
  • Av. Com. Gumercindo Barranqueiros, 20 - Jundiaí/SP

 

6 problemas causados pelo dimensionamento incorreto de motores industriais

Um parque industrial mal planejado traz muitas consequências de médio/longo prazos. elevando custos. manutenções e tempo de parada na indústria nacional.


Em 01/11/2022 08:00
Por Revimaq
Por Revimaq

6 problemas causados pelo dimensionamento incorreto de motores industriais

Os motores industriais são fundamentais para indústrias. No Brasil, mais de 25% da energia produzida é consumida por motores elétricos. Por conta disso, o dimensionamento incorreto de motores e equipamentos industriais pode causar (fundamentalmente) um déficit orçamentário, entre outros problemas.

Quando um motor industrial está dimensionado incorretamente, causa problemas que afetam negativamente a indústria como um todo. Entenda os motivos neste artigo que preparamos.

Conheça os problemas e prepare-se melhor

Os motores industriais são essenciais para muitas aplicações; desde bombas e ventiladores até compressores e transportadores. No entanto, o dimensionamento incorreto desses motores pode causar problemas tanto para as máquinas que os utilizam quanto para os operadores.

Identificar problemas de dimensionamento nos motores industriais contribui para melhor aproveitamento energético e aumenta a produtividade

Alguns dos principais problemas causados pelo dimensionamento incorreto de motores industriais são:

  1. Superaquecimento do motor
  2. Falha no arranque
  3. Vibrações excessivas
  4. Ruído excessivo
  5. Danos ao equipamento
  6. Problemas de segurança

1. Superaquecimento do motor

A sobrecarga de um motor elétrico pode causar sérios problemas como o superaquecimento e o consumo exagerado de energia elétrica.

Isso pode danificar as bobinas do motor e reduzir sua vida útil, bem como aumentar o ruído e os riscos ao trabalhor.

2. Falha no arranque

Se um motor não estiver dimensionado adequadamente para a carga que precisa suportar, poderá falhar quando for ligado.

Isso pode causar danos graves às máquinas que dependem dele para funcionar, além de prejudicar a produtividade da empresa.

3. Vibrações excessivas

Se um motor estiver mal dimensionado, poderá vibrar demais quando estiver em funcionamento.

A vibração pode acarretar em maior desgaste dos componentes tornando mais frequentes as paradas para manutenção e reparos, causando também muito incômodo aos operadores.

É importante estar atento às leis sobre vibrações e ruídos no ambiente de trabalho.

4. Ruído excessivo

Quando um motor está sendo usado além da sua capacidade nominal, pode emitir ruídos excessivos e incomodar os trabalhadores nas proximidades.

Tal situação interfere em questões como a segurança do trabalhador, que pode vir a ter algum prejuízo auricular por conta de barulhos acima do recomendado.

5. Danos ao equipamento

Ao dimensionar um motor industrial, é importante levar em consideração diversos fatores, como a carga que será aplicada, o ambiente de operação e as condições de manutenção.

Se o motor for subdimensionado, pode sobreaquecer e falhar prematuramente.

Já um motor sobre dimensionado pode causar desperdício de energia e custos desnecessários com manutenção.

Portanto, o dimensionamento do motor deve ser adequado para suas necessidades específicas.

6. Problemas de segurança

Como sendo um dos principais problemas causados pelo superaquecimento do motor, falhas mecânicas e até mesmo incêndios podem ocorrer.

Ademais, a fadiga prematura das partes móveis e a redução da vida útil do equipamento podem ser ocasionadas pelo dimensionamento incorreto.

Como dimensionar corretamente os motores e equipamentos industriais

Para evitar esses problemas e ter sucesso na planta industrial é importante selecionar o motor certo para a aplicação desejada, além de verificar se ele está bem mantido e dimensionado adequadamente antes de utilizá-lo.

Caso contrário, custos elevados com reparo ou substituição de equipamentos e até mesmo acidentes de trabalho graves podem ser questões enfrentadas pela indústria.

Um projeto desenvolvido pelos especialistas da Revimaq com a implementação de soluções WEG faz total diferença na maximização dos resultados de uma indústria

Estes são os pontos mais importantes para o correto dimensionamento de motores:

  • Um projeto bem elaborado, por profissionais capacitados e certificados com a Revimaq;
  • Equipamentos industriais WEG de alta qualidade e confiabilidade;
  • Instalações e manutenções periódicas, para manter o máximo de eficiência e segurança.

Case de sucesso

Um exemplo de dimensionamento correto ocorreu em uma das maiores empresas de bombas do mundo, que encontrou na WEG a solução ideal para sua planta no Texas, onde instalou 51 unidades de motores da fabricante brasileira.

Os escolhidos foram os motores da nova linha WEG Vertical High Trust, que consolida o novo design dos motores de indução trifásicos verticais, com alta capacidade de empuxo e catraca de não reversão.

Projeto implementado com sucesso utiliza motores WEG verticais no Texas, EUA

Trata-se de um motor compacto, com sistema de transferência de calor otimizado, maior vida útil, baixas temperaturas de mancal e menor vibração e que já está apto a atender até as mais rígidas normas do mercado, além de já estarem preparados com os sensores WEG Motor Scan prontos para a indústria 4.0.

A linha Vertical High Trust é um exemplo de desempenho elevado à máxima performance resultando em maior confiabilidade e redução das paradas para manutenção.

Conclusão

O dimensionamento incorreto de motores industriais pode causar diversos problemas, desde aumento do consumo de energia até falhas no funcionamento do equipamento.

É importante, portanto, selecionar o motor adequado para cada aplicação de acordo com as especificações técnicas.

A fim de evitar problemas decorrentes do dimensionamento incorreto de motores industriais, é fundamental consultar um especialista na área antes da compra. Ele poderá orientá-lo sobre qual modelo se adequa melhor às suas necessidades e aplicações específicas.

A Revimaq é especializada em assistência técnica de motores elétricos WEG e pode te ajudar a dimensionar corretamente o equipamento ideal para sua indústria. Entre em contato clicando aqui.

Fonte das imagens:

Adobe stock

weg.net

 

A Revimaq

Revimaq é uma uma Assistência Técnica Certificada e Revenda Integrada WEG, criada para prover e ofertar soluções e produtos para indústrias de todos os segmentos que demandem automação industrial e motores elétricos.

Newsletter

Em breve.

Copyright © Revimaq
Macro Agency Nuvem Dinâmica Infobiz