• Atendemos em todo o Brasil
  • Av. Com. Gumercindo Barranqueiros, 20 - Jundiaí/SP

 

7 Soluções de segurança para o trabalho nas indústrias

Durante o ano, milhares de trabalhadores sofrem acidentes no campo industrial. A melhor maneira de evitar esse problema é investindo em segurança no trabalho.


Em 15/04/2018 08:00
Por Revimaq
Por Revimaq

7 Soluções de segurança para o trabalho nas indústrias

Cerca de 700 mil acidentes de trabalho acontecem por ano, de acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS). E, por isso, as empresas estão investindo cada vez mais em programas para garantir mais saúde e segurança aos trabalhadores.

Desde um funcionário administrativo a um operacional, todos devem ter o mesmo cuidado na empresa e, para isso, métodos que garantem a diminuição de riscos de acidentes devem ser aplicados.

Confira a seguir 7 métodos para garantir a segurança nas indústrias.

Mantenha a atenção

Pensando em sua própria segurança – e também na de seus colegas – tenha foco total nas tarefas executadas e não se distraia. Observe todo o ambiente e detalhes do local de trabalho, analisando e prevenindo quaisquer riscos ao seu redor. 

Invista em treinamentos para os funcionários

O funcionário deve ter total conhecimento sobre os riscos e condições do serviço que irá exercer e do espaço que irá operar. A melhor maneira para adquirir tais conhecimentos é por meio de treinamentos de segurança no trabalho, para prevenir os riscos de acidentes. Avisos em murais, informes e sinalizações específicas nos equipamentos e em todo o ambiente de trabalho devem ser fixados como lembrete para os funcionários.Invista em equipamentos de segurança individuais e de boa qualidade.

É obrigação das indústrias oferecer Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e de fazer vistorias frequentes para certificar que os equipamentos estão sendo utilizados de maneira correta, evitando possíveis acidentes. 

Além disso, a empresa deve fornecer EPIs adequados à medida do funcionário e sua função na indústria. São exemplos de EPIs:

  • Capacete
  • Óculos
  • Protetor facial e auricular
  • Luvas
  • Calçados
  • Macacão
  • Respirador

Mantenha o local limpo e organizado

Cuide para que toda a empresa esteja sempre em ordem, com tudo em seu devido lugar. Muitos acidentes acontecem por desorganização, como uma caixa fora do lugar ou algum produto vazando no chão. São coisas simples mas que fazem a diferença, podendo ocasionar um grave acidente.

Invista em um sistema de comunicação rápido e eficiente

A utilização de sistemas de comunicação rápidos e eficientes é importante para acontecimentos inesperados, sendo possível contatar instantaneamente toda a equipe de qualquer acidente ou imprevisto, caso ocorra. 

Contrate profissionais de Segurança do Trabalho

Técnico de Segurança do Trabalho atua no âmbito da prevenção de acidentes. O principal benefício de ter um técnico de segurança em sua empresa é o olhar crítico e prestativo. O profissional aplica uma análise de possíveis acidentes de uma determinada área e faz com que o lugar trabalhe nos parâmetros corretos, de acordo com as normas regulamentadoras (NRs). Com isso, o percentual de risco de acidente pode ser decrescente ou completamente nulo, pois o técnico de segurança faz a guarda do mesmo, sempre trabalhando pela saúde e segurança de todos os funcionários.

Invista em equipamentos que proporcionem segurança na operação de máquinas

Investir em segurança e prevenir acidentes no local de trabalho é uma forma de manter a qualidade do serviço prestado. Uma empresa que mantém seus funcionários seguros e saudáveis mantém, também, uma imagem positiva no mercado de trabalho. 

WEG possui a Linha Safety para a segurança de máquinas e sensores industriais, desenvolvida a partir das normas de seguranças nacionais e internacionais como a NR12. Elas auxiliam a diminuir os riscos de acidente nas indústrias, garantindo mais proteção para os operadores, como a linha CWMS de Contatores para Aplicação de Segurança.

Como nós trabalhamos

Revimaq é revenda integrada e assistência técnica autorizada WEG e investe em programas de prevenção de acidentes no trabalho constantemente, pois trabalhamos com equipamentos e produtos de alto risco que requerem um constante acompanhamento e verificação.

Conheça nosso catálogo de produtos ou clique aqui para entrar em contato.

 

A Revimaq

Revimaq é uma uma Assistência Técnica Certificada e Revenda Integrada WEG, criada para prover e ofertar soluções e produtos para indústrias de todos os segmentos que demandem automação industrial e motores elétricos.

Newsletter

Em breve.

Copyright © Revimaq
Macro Agency Nuvem Dinâmica Infobiz