• Atendemos em todo o Brasil
  • Av. Com. Gumercindo Barranqueiros, 20 - Jundiaí/SP

 

A evolução da mobilidade elétrica e sua importância para o mundo

Conheça a história e evolução das tecnologias de mobilidade elétrica e entenda o motivo de tanta atenção nesse setor.


Em 25/11/2019 08:00
Por Revimaq
Por Revimaq

A evolução da mobilidade elétrica e sua importância para o mundo

O setor de mobilidade e o automobilístico promovem o segmento eletroenergético com a implementação e investimento em novas tecnologias, que são revolucionárias, mas não são novas.

A WEG vem investindo pesado e desenvolvendo soluções cada vez mais inteligentes e sustentáveis para promover a evolução dos veículos movidos a energia elétrica. São cada vez mais populares as tecnologias que permitem maior eficiência energética na mobilidade urbana.

Acredita-se que, apesar de padrões que questionam o quanto o carro elétrico é realmente ecológico, os avanços da tecnologia industrial promovidos pela WEG já permitem que a indústria automotiva evolua suas questões sobre sustentabilidade.

Levando em conta que, no futuro, todo indivíduo será gerador de energia elétrica, podemos afirmar que essa se tornará a matriz energética principal em todos os países, barateando o custo de vida e promovendo facilidades vistas apenas em filmes de ficção.

Todas essas ações são de extrema importância para o mundo, pois as matrizes renováveis e sustentáveis de energia estão em foco, garantindo menos poluição e maior aproveitamento (ou eficiência) de toda a energia gerada. São desafios permanentes do homem moderno que estão sendo vencidos a passos largos nos últimos anos.

Como evoluíram os veículos movidos a eletricidade

As tecnologias de mobilidade movida a eletricidade já datam de mais de um século. O primeiro projeto de motor elétrico começou com o húngaro Ányos Jedlik em 1828.

O primeiro veículo elétrico foi construído por Thomas Davenport em 1835. A partir desse momento e pelo resto do século XIX, veículos elétricos começaram a ser adaptados para funcionarem em trilhos, como os bondes que até hoje circulam por algumas cidades.

Veículo elétrico de 1880

Alguns protótipos de mobilidade como o AUTOPAD, o precursor do patinete elétrico, foram produzidos entre 1915 e 1921 pela empresa Autopad Company de Nova York.

Esse tipo de produção veicular movida a eletricidade mostra que mesmo com recursos tecnológicos mais precários do século passado, havia interesse comercial e potencial de consumo, além de se mostrar uma indústria mais sustentável.

Patinete elétrico AUTOPAD de 1915

Evolução das estações de recarga

A autonomia dos veículos elétricos ainda é um desafio, pois dependem de pontos de reabastecimento instalados por todo o seu trajeto.

Em 1910, com a demanda crescente e investimentos nessas tecnologias, os EVSE – Electric Vehicle Supply Equipment já contavam com cerca de 8000 estações de recarga offboard CC de 6kW em uso.

Estações de Recarga de 1910

O primeiro eletroposto (estação de carga) para veículos elétricos do Brasil entrou em operação em 10 de outubro de 2010, no Rio de Janeiro. Este eletroposto converte energia solar em energia elétrica para carregar os veículos ou efetua a troca das baterias descarregadas.

Novas estações de Recarga WEG WEMOB

Mais recentemente, a WEG lançou as Estações de Recarga para Veículos Elétricos WEG WEMOB, focando em potência, segurança e velocidade de carga, que promovem alta velocidade de recarga, alta eficiência energética, maior segurança para os usuários, maior potência e eficiência e também uma durabilidade diferenciada.

Onde abastecer seu carro elétrico no Brasil

As estações de recarga começam a se mostrar mais presentes e acessíveis, facilitando a vida para a circulação em maiores trajetos, ao mesmo tempo que a tecnologia evolui para aumentar a autonomia desses veículos.

Grandes rodovias já contam com pontos de recarga, como a Via Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro e inaugurou seus postos de recarga em Julho de 2019.

Mapa de cobertura de estações de recarga de veículos elétricos (11/2019)

Atualmente, o mapa de distribuição de postos de recarga no Brasil mostram que a tecnologia acabou de chegar e ainda precisa ser melhor distribuída. Do que depender da Revimaq, as estações WEG WEMOB estarão em todo o Brasil em poucos anos.

Enquanto na Europa, América do Norte e Ásia essa tecnologia já está mais presente, no Brasil o avanço começa a tomar proporção, dada a entrada de novos modelos de veículos 100% elétricos no mercado, como o Nissan Leaf.

Como instalar um ponto de recarga de veículos elétricos

É possível instalar estações de recarga em em estacionamentos públicos e privados, além de garagens e outros locais mais acessíveis. Diferente do que acontece com os postos de combustível líquido, existem maiores facilidades para a instalação em locais mais populares.

A Revimaq pode ajudar você com a orientação correta sobre os pontos de instalação e requisitos. Entre em contato conosco para ter todas as informações que precisa sobre as estações de recarga WEG WEMOB e tire suas dúvidas.

Somos uma assistência técnica autorizada WEG e podemos orientar você e eliminar todas as suas dúvidas. Será um prazer atendê-lo.

 

A Revimaq

Revimaq é uma uma Assistência Técnica Certificada e Revenda Integrada WEG, criada para prover e ofertar soluções e produtos para indústrias de todos os segmentos que demandem automação industrial e motores elétricos.

Newsletter

Em breve.

Copyright © Revimaq
Macro Agency Nuvem Dinâmica Infobiz