• Atendemos em todo o Brasil
  • Av. Com. Gumercindo Barranqueiros, 20 - Jundiaí/SP

 

Como implementar inteligência artificial na indústria – Parte 1

A Inteligência Artificial é um conjunto de tecnologias dinâmicas que auxilia e otimiza processos produtivos. Entenda como é possível implementá-la nas indústrias.


Em 26/10/2021 08:00
Por Macro Agency
Por Macro Agency

Como implementar inteligência artificial na indústria – Parte 1

A Inteligência Artificial desempenha um papel cada vez mais importante na indústria. Todo ano, nós vemos executivos fazendo novas implementações de IA em seus produtos e processos.

Mas você sabe como eles fazem isso? E se você decidir seguir pelo mesmo caminho, você saberia o que fazer para atingir os melhores resultados?

De forma a auxiliar o setor industrial nesse momento de recuperação da economia, tendo em mente as dificuldades do setor perante a crise do COVID-19 mas ao mesmo tempo vislumbrando o seu potencial, preparamos este artigo com passos para ajudar na implementação da inteligência artificial na sua indústria.

Este artigo é composto por 3 partes. Esta é a primeira parte.
➡️ Veja aqui a segunda parte
➡️ Veja aqui a terceira parte

Dados provam a importância da Inteligência Artificial na indústria

Assim como é feito pela própria tecnologia IA, vamos começar analisando alguns dados.

A IA traz às indústrias sistemas inteligentes de monitoramento e tomada automática de decisão com base em dados variáveis

De acordo com o relatório da PwC, Bot.Me: A revolutionary partnership, 67% dos empresários acredita que a Inteligência Artificial ajudará pessoas e máquinas a trabalharem juntas para melhorar suas performances combinando inteligências humanas e artificiais.

Além disso, a análise sugere que a economia mundial aumentará em 14% até 2030 graças ao desenvolvimento acelerado e adoção da Inteligência Artificial, o que significa um impulso de USD $15.7 trilhões para a economia.

Mas de onde vem as forças para esse crescimento?

De um lado, o aumento da produtividade industrial. Do outro, a demanda crescente do consumidor movida pela busca de produtos de melhor qualidade e cada vez mais personalizados.

É inegável o fato de que a Inteligência Artificial é o futuro da indústria e, mais cedo ou mais tarde, as empresas terão que implementá-las se quiserem continuar competitivas.

Entenda a diferença entre IA e ML

Se você quer implantar IA na indústria, mas não sabe por onde começar, comece por aqui: aprendendo a diferença entre Inteligência Artificial e Machine Learning.

Esses dois termos geralmente são usados para o mesmo conceito, mas eles podem ter aplicações diferentes. Uma vez que você conhece a diferença, você saberá qual tecnologia usar.

O que é Inteligência Artificial (IA)

IA se refere à habilidade de máquinas programadas (computadores e robôs) de “pensar” e imitar comportamentos humanos. Geralmente é usado para descrever sistemas dotados de processos intelectuais, como estudo e resolução de problemas.

Sistemas baseados em IA conseguem assimilar, analisar e usar fatos reais e conhecimento para obter informações mais precisas. Tecnologias de reconhecimento de voz e imagem usam IA, por exemplo.

O que é Machine Learning (ML)

Em 1959, Arthur Samuel, pioneiro na área da computação, definiu machine learning como um campo de estudo que dá aos computadores a habilidade de aprender sem serem programados para aprender. Machine Learning é um campo da IA que nasceu da ideia de que sistemas podem aprender com dados e tomar decisões na ausência de participação humana.

Em resumo, esses sistemas são utilizados para tomar decisões automaticamente, principalmente aquelas mais complexas que dependem de uma grande quantidade de fatores e variantes, sem que seja necessária a interferência humana.

Sim, são as mesmas diretrizes usadas pelos filmes de ficção sobre inteligência artificial, onde as máquinas são autônomas e tomam o controle da sociedade humana. Ainda bem que é apenas ficção.

Inteligência Artificial traz Resultados Reais?

O WEG Motor Specialist é uma solução que usa inteligência artificial e machine learning para diagnosticar, monitorar e indicar manutenções preditivas em motores elétricos. Essa ferramenta inovadora transforma a expertise da WEG em algoritmos, tornando o gerenciamento da frota de motores muito mais eficaz.

Para resultados positivos com a implementação de IA na indústria, é preciso planejar e decidir corretamente, contando com a ajuda de especialistas da Revimaq

Agora que você sabe a diferença desses termos, é hora de responder duas perguntas antes de começar a implementação.

Como a Inteligência Artificial melhora a minha empresa?

Na verdade, a resposta depende das suas necessidades e expectativas. Resumidamente, esses são as seis maneiras de como a Inteligência Artificial afeta o seu negócio:

  • Aumento da produtividade na automação de rotinas e processos;
  • Melhora nas atividades de marketing na geração de conteúdo que reflete as necessidades do cliente;
  • Economia de tempo e dinheiro ao substituir sistemas manuais por software automatizado;
  • Evita erros humanos derivados de operações matemáticas e análises complexas;
  • Obtenção dos melhores resultados graças aos insights que podem prever as necessidades do cliente e permitir que as empresas criar soluções cada vez mais personalizadas;
  • Maximização de oportunidades de venda e aumento do lucro.

Onde a Inteligência Artificial é ineficaz?

Enquanto que a IA tem muitos pontos fortes, ela pode falhar em algumas circunstâncias. E para evitar investimentos perdidos, é necessário reconhecer o que a IA não pode – ou não deveria – fazer.

Codificar software

Apesar do que Hollywood diz, máquinas não conseguem se programar sozinhas. No livro ‘O Mítico Homem-Mês’, Fred Brooks explica que codificar software envolve entender ‘as complexidades fundamentais do mundo real’. A Inteligência Artificial não consegue fazer isso pois não entende a nossa realidade.

Gerar conteúdos criativos

Sim, a IA consegue gerar conteúdo usando dados. No entanto, ela não consegue ser criativa sem que alguém lhe dê diretrizes muito bem definidas, ou que haja uma programação suficientemente complexa para que os resultados sejam satisfatórios.

Tomar decisões éticas

Máquinas não têm sentimentos, nem consciência (por mais que as simule). Então, não podemos deixá-las fazer julgamentos morais. Ponto muito importante na tecnologia da área de pilotos automáticos.

Chegar a uma decisão final independentemente

A IA consegue nos ajudar, mas não consegue nos substituir. Mas o que isso quer dizer? Não podemos deixar que a IA tome decisões sem supervisão. Devemos levar em conta que até mesmo a IA está propensa a cometer erros.

Inovar e inventar

A IA pode aprender com dados, mas tem uma habilidade limitada em tirar conclusões com base em determinada ação. E ela não consegue ser criativa, nem criar novas soluções e ideias sozinha.

Empresa que implementa IA na indústria

A Revimaq é uma empresa certificada WEG que desenvolve projetos e implanta soluções com a utilização da mais alta tecnologia, garantindo que o parque industrial tenha a melhor eficiência possível, respeitando as leis vigentes e valorizando o setor industrial brasileiro. Para falar com a empresa, entre em contato neste link ou ligue (11) 4531-8181.

 

A Revimaq

Revimaq é uma uma Assistência Técnica Certificada e Revenda Integrada WEG, criada para prover e ofertar soluções e produtos para indústrias de todos os segmentos que demandem automação industrial e motores elétricos.

Copyright © Revimaq
Todos os direitos reservados