Como implementar inteligência artificial na indústria – Parte 2
Criamos um mapeamento dos primeiros passos para ajudar as indústrias a tomarem as melhores decisões na implementação da inteligência artificial.

Dando continuidade ao conteúdo especial em três capítulos que orienta sobre os passos de implementação da tecnologia de inteligência artificial na indústria, trouxemos aqui medidas importantes para executar um plano bem elaborado, tentando evitar problemas conhecidos.
Lembramos que a Revimaq conta com profissionais altamente qualificados e experientes para orientar, implementar e dar manutenção em sistemas WEG que estão imersas nas tecnologias que fazem parte da Indústria 4.0.
Este artigo é composto por 3 partes. Esta é a primeira parte.
➡️ Veja aqui a segunda parte
➡️ Veja aqui a terceira parte
Definir as necessidades do seu negócio
Agora que sabemos a diferença entre Inteligência Artificial e Machine Learning, é hora de considerar o que a empresa procura alcançar e também como essas tecnologias podem te ajudar com isso.

Primeiramente, buscamos definir os problemas que a IA deve resolver. Para isso, nos aprofundamos em resposta para essas cinco perguntas:
- Quais resultados precisam ser alcançados?
- Quais são os principais obstáculos para obter esses resultados?
- Como a IA pode ajudar a empresa a alcançar o sucesso?
- Como serão feitas as métricas de resultados?
- Quais dados estão disponíveis hoje e quais dados adicionais serão necessários?
Um brainstorm vem a calhar. As respostas para essas perguntas ajudam a definir o sucesso do negócio e dará rumo para uma melhor solução para a empresa.
Priorizar os principais motivadores de valor
Uma vez que as necessidades do projeto estão definidas, será preciso identificar os potenciais benefícios comerciais e financeiros.
Considerando todas as possíveis implementações de IA, conectaremos cada iniciativa com retorno concreto: concentrando-se nas metas de curto prazo e ilustrando o valor financeiro ou comercial da melhor maneira possível.
Ao explorar os objetivos, não percamos de vista os motivadores de valor (como a avaliação de clientes ou o aumento da produtividade) tanto quanto melhores resultados de negócio. Consideremos se máquinas no lugar de pessoas poderiam lidar melhor com tarefas trabalhosas.

Cuidado para não implementar soluções puramente baseadas em novidades. O que é popular hoje, pode não ser popular amanhã!
Em vez disso, é melhor integrar uma solução no fluxo diário de trabalho, analisar como se encaixa nos seus processos e avaliar se isso realmente impulsiona a operação a longo prazo.
Avaliar suas capacidades internas
Geralmente há um abismo entre o que queremos desenvolver e o que realmente conseguimos atingir dentro de um período de tempo.
Portanto, depois de priorizar os objetivos, é hora de decidir qual abordagem é a melhor:
- Construir uma nova solução do zero usando materiais internos
- Comprar um produto pronto já existente no mercado
- Colaborar com um parceiro no desenvolvimento do seu projeto de IA
- Terceirizar o projeto de IA completamente
Independente da abordagem escolhida, sempre vale a pena pesquisar soluções já existentes antes de mergulhar no desenvolvimento.
Na ocasião de encontrar um produto que atende às necessidades do projeto, a abordagem mais vantajosa provavelmente seria a integração direta.
Buscar ajuda para implementar
A Revimaq é uma empresa certificada WEG que desenvolve projetos e implanta soluções com a utilização da mais alta tecnologia, garantindo que o parque industrial tenha a melhor eficiência possível, respeitando as leis vigentes e valorizando o setor industrial brasileiro.
As soluções em inteligência artificial oferecidas pela WEG podem ser adquiridas conosco. Para isso, entre em contato neste link ou ligue (11) 4531-8181.