• Atendemos em todo o Brasil
  • Av. Com. Gumercindo Barranqueiros, 20 - Jundiaí/SP

 

Como implementar inteligência artificial na indústria – Parte 3

A implementação da inteligência artificial necessita de profissionais capacitados, mesmo na fase de planejamento. Entenda os impactos nesta última parte do artigo.


Em 26/10/2021 08:00
Por Macro Agency
Por Macro Agency

Como implementar inteligência artificial na indústria – Parte 3

Finalizando o conteúdo sobre implementação de inteligência artificial na indústria, concluiremos o plano para elucidar os caminhos necessários para desenvolver um projeto.

Lembramos que a Revimaq conta com profissionais altamente qualificados e experientes para orientar, implementar e dar manutenção em sistemas WEG que estão imersas nas tecnologias que fazem parte da Indústria 4.0.

Este artigo é composto por 3 partes. Esta é a terceira parte.
➡️ Veja aqui a primeira parte
➡️ Veja aqui a segunda parte

Falar com especialistas

Se o negócio já possui uma equipe de desenvolvedores altamente qualificada, então talvez possam construir o projeto de IA com as próprias mãos. Independentemente, é aconselhável consultar especialistas na área de IA antes de começar.

Desenvolver um projeto de IA não é o mesmo que construir um típico software. Desenvolver inteligência artificial é uma habilidade muito específica, difícil de aprender. Isso requer muita experiência e uma combinação de habilidades para criar algoritmos que podem ensinar máquinas a pensar, melhorar e otimizar o fluxo de trabalho de uma empresa.

Se você tem dúvidas, você pode terceirizar seu projeto de IA para uma agência especializada em Big Data, IA e Machine Learning. Agências de IA não só têm o conhecimento e experiência para maximizar as chances de sucesso, mas também têm processos que podem evitar erros durante o planejamento e produção.

Preparar os dados

A Inteligência Artificial é poderosa. Entretanto, os algoritmos de IA só funcionam quando há uma ideia clara do objetivo do projeto, com bons exemplos de onde o algoritmo consegue aprender.

Portanto, antes de começar, é recomendado organizar informações de alta qualidade, de forma clara e acessível.

O conjunto de dados (big data) é o que garante um funcionamento mais aperfeiçoado para os sistemas baseados em inteligência artificial

Mas o que a clareza significa na prática? Seu conjunto de dados precisa:

  • Estar livre de informação incoerente
  • Ser o mais preciso possível
  • Ter todos os atributos necessários para que o algoritmo execute sua tarefa

Até os algoritmos mais avançados do mundo não conseguirão resultados se não fornecermos dados de alta qualidade.

É por isso que devemos organizar, atualizar e expandir os banco de dados, além de alimentá-los frequentemente. Com a ajuda da IA, isso se tornará mais automatizado.

Investir na qualidade dos seus dados sempre vale a pena. Afinal, soluções com base em Inteligência Artificial não demandam uma única operação. Elas devem se tornar uma série de soluções escaláveis e, para que isso aconteça, é preciso construir suas fundações em informações de qualidade já que, quanto mais dados disponíveis, melhor a implementação de Inteligência Artificial performará.

Uma vez que os dados estão prontos, lembre-se de mantê-los seguros, mas tenha cuidado: medidas de segurança padrão – como criptografia, aplicativos anti-malware ou VPN – talvez não sejam suficientes e pode ser necessário investir em uma robusta infraestrutura de segurança.

Comece pequeno

Quando se está no começo, devemos ser seletivos às maneiras que a Inteligência Artificial será usada: isso significa não jogar todos os dados de uma vez em seu primeiro projeto e esperar milagres.

Começando por uma pequena amostra de dados e usando a IA para provar o potencial dessas melhorias, a implementação da solução será estratégica e com suporte total das partes interessadas, prevenindo falhas e otimizando cada processo com cautela.

Ao se deparar com a infinidade de possibilidades, a ansiedade pode causar tomadas de decisão precipitadas – por isso é importante começar pequeno e medir os resultados

Assim, será possível avançar observando como a IA se comporta com um novo conjunto de dados e então começar a colocar o projeto de IA para trabalhar com dados nunca vistos antes.

Após estes avanços, será possível mudar de projetos econômicos e de baixo risco para iniciativas mais ambiciosas, com a confirmação de que a estratégia inicial foi ajustada à escala.

Essas análises podem ser cruciais para eliminar erros futuros custosos.

Inteligência Artificial é coisa séria

Integrar inteligência artificial em uma organização exige esforço, conhecimento aprofundado, tempo e dedicação à precisão.

Além disso, para uma implementação de sucesso, não devemos seguir somente o popular. É preciso focar em como a IA pode adicionar valor ao negócio e determinar quais áreas necessitam mais dela.

Então, com a ajuda e experiência de um especialista de domínio, será possível colocar as ideias em prática e criar valor em longo prazo, usando tecnologias desta área cada vez mais crescente.

Lidar com a IA internamente é sempre uma opção: mas para levar o negócio ao próximo nível, com soluções de IA que aprimoram seus processos, fazer parceria com um especialista é fundamental.

A Revimaq é uma empresa certificada WEG que desenvolve projetos e implanta soluções com a utilização de equipamentos e sistemas que fazem uso da inteligência artificial, garantindo que o parque industrial tenha a melhor eficiência possível, respeitando as leis vigentes e valorizando o setor industrial brasileiro.

Para falar com a empresa, entre em contato neste link ou ligue (11) 4531-8181.

 

A Revimaq

Revimaq é uma uma Assistência Técnica Certificada e Revenda Integrada WEG, criada para prover e ofertar soluções e produtos para indústrias de todos os segmentos que demandem automação industrial e motores elétricos.

Copyright © Revimaq
Todos os direitos reservados