• Atendemos em todo o Brasil
  • Av. Com. Gumercindo Barranqueiros, 20 - Jundiaí/SP

 

Como otimizar a eficiência energética nas indústrias brasileiras

Um dos maiores produtores de energia limpa do planeta ainda carece da conscientização e implantação de equipamentos mais eficientes nas indústrias.


Em 26/04/2022 08:00
Por Revimaq
Por Revimaq

Como otimizar a eficiência energética nas indústrias brasileiras

Os motores elétricos são os grandes vilões das contas de energia da indústria, como diz o estudo da ELETROBRAS/PROCEL. Eles desempenham grandes papéis no consumo de energia, tomando 70% de todo o consumo. Recentemente, a Revimaq implementou um projeto industrial de eficiência energética que reduziu o custo de energia em mais de 8%.

Motores elétricos estão no nosso dia a dia, até mesmo em locais inesperados. Convivemos com eles com mais frequência do que imaginamos. Elevadores, escadas rolantes e placas de fresagem, tornos e transportadores. Isso sem mencionar os aparelhos domésticos. Seu uso é tão diversificado que, entre 2022 e 2030, o uso de motores elétricos dentro de casa irá aumentar em quase 6%, como aponta a Pesquisa Electric Motors Market for Household Appliances conduzida pelo Market Research Future.

De acordo com esse estudo, a demanda por motores de imersão em energia só cresce. Espera-se que áreas emergentes em todo o mundo anunciem possibilidades de implementação ainda não utilizadas. Segundo o levantamento, o setor está aquecido, mas também apresenta lacunas. Um desses entraves é a baixa aceitação do conversor de frequência que automatiza o processo industrial pelos lentos avanços da indústria 4.0.

Cenário de eficiência energética no Brasil

A energia elétrica é o insumo mais importante do Brasil e seu uso eficiente é essencial para economia de custos e competitividade.

Segundo a Eletrobras/Procel, o motor elétrico é o vilão do cálculo de energia na indústria, considerando 70% da corrente total e seu alto valor numérico.

A Lei nº 10.295 foi adotada há 20 anos para combater o desperdício de energia. A lei enfatiza o artigo 2º e as empresas são revistas em relação ao maior consumo de energia ou eficiência energética mínima, equipamentos, máquinas e valores sustentáveis.

Em termos de eficiência energética, isso significa que o Brasil ocupa a 16ª posição dentre as dezesseis maiores economias do mundo.

Como otimizar a eficiência energética

Inversor de frequência é um equipamento eletrônico, usado em motores trifásicos para permitir o controle preciso do fluxo de partida, reduzindo custos de cabos, proteção, disjuntores, painéis e transformadores. A velocidade e o torque do motor podem ser controlados, resultando em menor consumo de energia elétrica e maior durabilidade dos componentes mecânicos da máquina.

O mecanismo é relativamente simples. O sinal de tensão senoidal é convertido em sinal de onda quadrada através de uma modulação chamada modulação por largura de pulso (PWM), e esse sinal de entrada é processado por diversos blocos que compõem esses dispositivos. São responsáveis pelo melhor desempenho de máquinas e sistemas e ajudam a economizar energia.

Alguns acreditam que o único propósito deles é economizar energia, uma suposição que está errada: são responsáveis pelo melhor desempenho de máquinas e sistemas. Ou seja, menos manutenção, proteção eficaz para o motor e economiza espaço de instalação. E acima de tudo, promove a transformação digital presente na Indústria 4.0!

A Revimaq é uma empresa certificada WEG que desenvolve projetos e implanta soluções para que o parque industrial alcance a melhor eficiência possível, respeitando as leis vigentes e valorizando o setor industrial brasileiro. Comercializamos Inversores de Frequência WEG, que são desenvolvidos com a mais alta tecnologia e padrões internacionais. Para falar com a empresa, entre em contato neste link ou ligue (11) 4531-8181.

 

A Revimaq

Revimaq é uma uma Assistência Técnica Certificada e Revenda Integrada WEG, criada para prover e ofertar soluções e produtos para indústrias de todos os segmentos que demandem automação industrial e motores elétricos.

Newsletter

Em breve.

Copyright © Revimaq
Macro Agency Nuvem Dinâmica Infobiz