Como reduzir o consumo de energia nas indústrias e aumentar a eficiência
Um dos custos mais impactantes a médio/longo prazo na indústria é com o consumo de energia, o que aumenta o custo final de operação e também encarece os produtos e serviços. Conheça as novas tecnologias para implementação no seu parque industrial que reduzem o consumo de energia.

Um dos custos mais impactantes a médio/longo prazo na indústria é com o consumo de energia, o que aumenta o custo final de operação e também encarece os produtos e serviços. Conheça as novas tecnologias para implementação no seu parque industrial que reduzem o consumo de energia.
Os parques industriais estão passando por um momento de crescimento e desenvolvimento que está mudando o cenário no Brasil. Um dos fatores que causa maior impacto positivo são as tecnologias que promovem a geração e redução do consumo de energia na indústria e no campo.
Um dos custos mais impactantes a médio/longo prazo na indústria é com o consumo de energia, o que aumenta o custo final de operação e também encarece os produtos e serviços.

Existem muitas formas de economizar energia nas indústrias, das quais já enfatizamos e queremos reforçar neste artigo, promovendo o conhecimento em toda a cadeia produtiva.
Conheça agora essas novas tecnologias e saiba que elas estão acessíveis agora mesmo para implementação no seu parque industrial.
Eficiência Energética
Pra você que nos acompanha, não é nenhuma novidade o quanto nos importamos com esse tema. Sempre enfatizamos os benefícios dos equipamentos industriais de alta eficiência energética como uma das melhores formas de manter seu parque industrial modernizado e reduzir custos na manutenção e no consumo de energia.

Se você ainda não se deu conta da importância desse tema, saiba que a longo prazo a eficiência energética é a alavanca mundial para o desenvolvimento, causando impactos verdadeiros e duradouros na qualidade de vida das pessoas e sustentabilidade da indústria e do planeta.
A) Tecnologias que promovem a eficiência energética na indústria
1) IoT e IIoT: A internet das coisas a favor da produtividade na indústria coleta dados da atividade do parque industrial, utilizando equipamentos que se intercomunicam através da internet. Além de revolucionar a forma como as coisas funcionam, há grandes economias e também a promoção da sustentabilidade.
2) Os motores magnéticos reduzem drasticamente o consumo de energia através de um sistema inovador que utiliza um conjunto de ímãs para apoiar o movimento rotacional. Vale ressaltar que apesar da onda de vídeos que mostram motores que não utilizam energia elétrica, em nosso artigo sobre o tema esclarecemos como ele realmente funciona.
3) A evolução na eficiência energética dos motores elétricos com base em pesquisas internacionais têm promovido avanços consideráveis na tecnologia, no consumo de energia e na forma como as plantas industriais são projetadas.
4) A Indústria 4.0, conceito que promove a indústria conectada com as reais necessidades do mercado, refere-se à Quarta Revolução Industrial, definida pela utilização de sistemas cyber-físicos, internet das coisas, aprimoramento da automação e processos de manufatura descentralizados.
B) Leis que promovem a redução no consumo de energia na indústria
A Portaria Interministerial MME/MCT/MDIC nº553 de 08/12/2005 é um Programa de Metas que complementa a regulamentação específica de motores elétricos de indução trifásicos, estabelecendo os níveis mínimos de rendimento nominal.
Conheça aqui a Linha WEG de motores de acordo com a Lei de Eficiência Energética.
Existe uma página da PROCEL onde você pode consultar todos os projetos e leis sobre eficiência energética.
Geração da própria energia
A energia solar é vista como fonte de sustentabilidade e economia por conta de ser renovável e não gerar resíduos poluentes, entre outros benefícios.
As novas diretrizes governamentais de não tributação da energia solar têm animado o setor industrial em implementar soluções de geração interna da própria energia.
É sabido que o Brasil é beneficiado por ter o maior período do ano ensolarado, podendo gerar energia mesmo em períodos chuvosos. A inauguração de projetos como a primeira usina de energia solar flutuante promovem ainda mais o setor, mostrando o potencial tecnológico e de geração de energia em nosso país.
Existem também outras formas de gerar energia na indústria. Uma das soluções inteligentes para geração da própria energia é a tecnologia para geradores que transforma oscilações de temperatura em eletricidade, que consiste na geração de energia a partir da vaporização da água para movimentar turbinas ligadas a geradores de eletricidade.
Como implantar soluções com eficiência energética no parque industrial?
Após a leitura atenciosa deste e outros artigos referenciados, é impossível não despertar o interesse nessas soluções. Saiba que elas estão acessíveis e podem mudar positivamente a realidade do seu parque industrial, economizando energia, aumentando a produtividade e o mais importante: tornando sua indústria sustentável.
A Revimaq é uma empresa certificada WEG que desenvolve projetos e implanta soluções com a utilização da mais alta tecnologia, garantindo que o parque industrial tenha a melhor eficiência possível, respeitando as leis vigentes e valorizando o setor industrial brasileiro.
Para falar com a empresa, entre em contato neste link ou ligue (11) 4531-8181.