• Atendemos em todo o Brasil
  • Av. Com. Gumercindo Barranqueiros, 20 - Jundiaí/SP

 

Como reduzir o consumo de energia nas indústrias e aumentar a eficiência

Um dos custos mais impactantes a médio/longo prazo na indústria é com o consumo de energia, o que aumenta o custo final de operação e também encarece os produtos e serviços. Conheça as novas tecnologias para implementação no seu parque industrial que reduzem o consumo de energia.


Em 10/01/2020 08:00
Por Revimaq
Por Revimaq

Como reduzir o consumo de energia nas indústrias e aumentar a eficiência

Um dos custos mais impactantes a médio/longo prazo na indústria é com o consumo de energia, o que aumenta o custo final de operação e também encarece os produtos e serviços. Conheça as novas tecnologias para implementação no seu parque industrial que reduzem o consumo de energia.

Os parques industriais estão passando por um momento de crescimento e desenvolvimento que está mudando o cenário no Brasil. Um dos fatores que causa maior impacto positivo são as tecnologias que promovem a geração e redução do consumo de energia na indústria e no campo.

Um dos custos mais impactantes a médio/longo prazo na indústria é com o consumo de energia, o que aumenta o custo final de operação e também encarece os produtos e serviços.

Evolução da indústria, denominada 4.0, refere-se aos avanços tecnológicos

Existem muitas formas de economizar energia nas indústrias, das quais já enfatizamos e queremos reforçar neste artigo, promovendo o conhecimento em toda a cadeia produtiva.

Conheça agora essas novas tecnologias e saiba que elas estão acessíveis agora mesmo para implementação no seu parque industrial.

Eficiência Energética

Pra você que nos acompanha, não é nenhuma novidade o quanto nos importamos com esse tema. Sempre enfatizamos os benefícios dos equipamentos industriais de alta eficiência energética como uma das melhores formas de manter seu parque industrial modernizado e reduzir custos na manutenção e no consumo de energia.

Indústrias atualmente tem excelentes tecnologias para reduzir o consumo de energia elétrica

Se você ainda não se deu conta da importância desse tema, saiba que a longo prazo a eficiência energética é a alavanca mundial para o desenvolvimento, causando impactos verdadeiros e duradouros na qualidade de vida das pessoas e sustentabilidade da indústria e do planeta.

A) Tecnologias que promovem a eficiência energética na indústria

1) IoT e IIoT: A internet das coisas a favor da produtividade na indústria coleta dados da atividade do parque industrial, utilizando equipamentos que se intercomunicam através da internet. Além de revolucionar a forma como as coisas funcionam, há grandes economias e também a promoção da sustentabilidade.

2) Os motores magnéticos reduzem drasticamente o consumo de energia através de um sistema inovador que utiliza um conjunto de ímãs para apoiar o movimento rotacional. Vale ressaltar que apesar da onda de vídeos que mostram motores que não utilizam energia elétrica, em nosso artigo sobre o tema esclarecemos como ele realmente funciona.

3) A evolução na eficiência energética dos motores elétricos com base em pesquisas internacionais têm promovido avanços consideráveis na tecnologia, no consumo de energia e na forma como as plantas industriais são projetadas.

4) A Indústria 4.0, conceito que promove a indústria conectada com as reais necessidades do mercado, refere-se à Quarta Revolução Industrial, definida pela utilização de sistemas cyber-físicos, internet das coisas, aprimoramento da automação e processos de manufatura descentralizados.

B) Leis que promovem a redução no consumo de energia na indústria

Portaria Interministerial MME/MCT/MDIC nº553 de 08/12/2005 é um Programa de Metas que complementa a regulamentação específica de motores elétricos de indução trifásicos, estabelecendo os níveis mínimos de rendimento nominal.

Conheça aqui a Linha WEG de motores de acordo com a Lei de Eficiência Energética.

Existe uma página da PROCEL onde você pode consultar todos os projetos e leis sobre eficiência energética.

Geração da própria energia

A energia solar é vista como fonte de sustentabilidade e economia por conta de ser renovável e não gerar resíduos poluentes, entre outros benefícios.

As novas diretrizes governamentais de não tributação da energia solar têm animado o setor industrial em implementar soluções de geração interna da própria energia.

É sabido que o Brasil é beneficiado por ter o maior período do ano ensolarado, podendo gerar energia mesmo em períodos chuvosos. A inauguração de projetos como a primeira usina de energia solar flutuante promovem ainda mais o setor, mostrando o potencial tecnológico e de geração de energia em nosso país.

Existem também outras formas de gerar energia na indústria. Uma das soluções inteligentes para geração da própria energia é a tecnologia para geradores que transforma oscilações de temperatura em eletricidade, que consiste na geração de energia a partir da vaporização da água para movimentar turbinas ligadas a geradores de eletricidade.

Como implantar soluções com eficiência energética no parque industrial?

Após a leitura atenciosa deste e outros artigos referenciados, é impossível não despertar o interesse nessas soluções. Saiba que elas estão acessíveis e podem mudar positivamente a realidade do seu parque industrial, economizando energia, aumentando a produtividade e o mais importante: tornando sua indústria sustentável.

A Revimaq é uma empresa certificada WEG que desenvolve projetos e implanta soluções com a utilização da mais alta tecnologia, garantindo que o parque industrial tenha a melhor eficiência possível, respeitando as leis vigentes e valorizando o setor industrial brasileiro.

Para falar com a empresa, entre em contato neste link ou ligue (11) 4531-8181.

 

A Revimaq

Revimaq é uma uma Assistência Técnica Certificada e Revenda Integrada WEG, criada para prover e ofertar soluções e produtos para indústrias de todos os segmentos que demandem automação industrial e motores elétricos.

Newsletter

Em breve.

Copyright © Revimaq
Macro Agency Nuvem Dinâmica Infobiz