• Atendemos em todo o Brasil
  • Av. Com. Gumercindo Barranqueiros, 20 - Jundiaí/SP

 

Eficiência Energética: a alavanca mundial para o desenvolvimento

Desde 1985, quando foi criado o PROCEL – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, o governo brasileiro através do Ministério de Minas e Energia tem demonstrado preocupação e interesse em desenvolver soluções e criar leis que favoreçam a eficiência energética dos equipamentos comercializados no país.


Em 25/01/2015 08:00
Por Revimaq
Por Revimaq

Eficiência Energética: a alavanca mundial para o desenvolvimento

O desenvolvimento global e o progresso da humanidade sempre foram intimamente ligados à energia. Desde a invenção dos geradores de energia elétrica, o maior desafio tem sido criar novas fontes geradoras de energia renovável que, enquanto aumentam a capacidade de produção de megawatts, novas tecnologias buscam reduzir o consumo de energia, sem perder a eficiência.

Resultado disso é a criação do PROCEL, que é um programa do governo brasileiro com o intuito de desenvolver soluções e criar leis que combatam o desperdício e diminuam o consumo de energia elétrica. O programa vem mostrando resultados muito satisfatórios desde sua criação:

A estratégia para buscar a maior eficiência energética é fazer com que um determinado equipamento aproveite com maior eficácia a fonte de energia pela qual ele é movido. E esta é a grande alavanca para tornar o mundo mais sustentável, energeticamente eficiente e continuar se desenvolvendo.

A presença de equipamentos eletrônicos nos lares e nas indústrias é crescente

Os equipamentos elétricos e eletrônicos estão presentes na maioria das casas do mundo todo. Essa é uma grande preocupação, pois todos necessitam de energia elétrica para serem utilizados e essa por sua vez, precisa ser gerada a partir de meios conhecidos:

OrigemFonteEquipamento
CalorReação nuclearCentral nuclear
Nascentes hidrotermaisCentral geotérmica
Queima de resíduosIncinerador
Queima de outros tipos de combustívelCentral termoeléctrica
LuzSolCélula fotoeléctrica
MovimentoVentoAerogerador
MotorGerador
Ondas do marCentral talassomotriz
PesoMaréCentral talassomotriz
Água dos riosTurbina hidráulica
Químicareacções químicasCélula eletrolítica (pilha)

Devido a maioria das formas de geração de energia não serem renováveis ou criarem interferência na natureza, a eficiência energética em aparelhos elétricos/eletrônicos é imprescindível para que as fontes de energia sejam suficientes, não se esgotem e não se faça necessária a criação excessiva de usinas geradoras.

Em suma, quanto mais eficiente um equipamento, melhor é o aproveitamento da energia consumida. Antigamente os equipamentos elétricos não eram tecnologicamente avançados e na maioria das vezes, grande parte da energia elétrica consumida era desperdiçada.

Vamos tomar como exemplo o fim da lâmpada incandescente. Ela está sendo eliminada do mercado por ser uma das fontes luminosas artificiais menos eficientes. Grande parte da energia consumida é desperdiçada: ao invés de a energia tornar-se luz, a maior parte se torna calor – um imenso desperdício, se considerar que o objetivo da lâmpada é iluminar (e não aquecer).

No ambiente industrial existe uma grande concentração de equipamentos de alto consumo, necessários para a produção, manutenção e mantimento dos produtos e serviços. E é fato que a eficiência energética dentro de uma indústria é essencial para diversos fatores:

  1. Maior Economia: gasta-se menos com a conta de energia elétrica e manutenção de equipamentos.
  2. Menor Manutenção: equipamentos eficientes tem menos manutenção, pois são tecnologicamente mais avançados e seguros.
  3. Mais Segurança: equipamentos novos possuem menor risco de choque elétrico, curto circuito e problemas que possam afetar outras partes do equipamento ao qual integra.
  4. Maior Agilidade: o processo produtivo ocorre com mais robustez e menos interferência, economizando tempo em todos os setores da indústria.
  5. Sustentabilidade: quanto mais eficiente for o consumo e reaproveitamento de energia (seja ela qual for e independente de origem), menor será o impacto ambiental causado pela produção e consumo dessa energia.

A eficiência energética em equipamentos industriais tem impacto direto nos custos

A preocupação com o consumo e desperdício de energia é mundial. Quanto mais o tempo passa, maior é a preocupação da humanidade em tentar diminuir o impacto que causamos ao consumir bens industrializados. Por conta disso, são criadas leis de eficiência energética mundiais, com o intuito de magnetizar as atenções para a sustentabilidade e com esforço global, tentar reduzir o desperdício.

Em Dezembro de 2005 foi criada a Portaria Interministerial nº553, que estabelece os níveis máximos de consumo específico de energia, ou mínimos de eficiência energética para motores elétricos trifásicos de indução, rotor gaiola de esquilo. Ela passou a ser aplicada em Dezembro de 2009, sendo que o prazo de 4 anos foi estabelecido para que fabricantes e importadores pudessem adequar seus motores elétricos à nova portaria.

Respeitando a portaria e portanto a responsabilidade em sempre oferecer produtos de ponta, a WEG apresentou em 2009 a linha de motores W22, que adequa-se totalmente às novas normas de eficiência energética superando os níveis de rendimento estabelecidos na portaria, além de trazer melhorias técnicas significativas.

A preocupação da marca com a qualidade e eficiência dos equipamentos se reflete nas mídias: a WEG foi considerada uma das empresas mais sustentáveis do Brasil, entrando para o Guia Exame de Sustentabilidade. Além disso, WEG e Revimaq andam juntas para aprimorar, de um lado, o desenvolvimento e produção de motores e equipamentos de altíssima qualidade e de outro, serviços que garantam o melhor aproveitamento e eficiência dos motores e equipamentos WEG.

Este artigo também foi publicado no site oficial da WEG. Confira: Eficiência Energética: a alavanca mundial para o desenvolvimento

 

A Revimaq

Revimaq é uma uma Assistência Técnica Certificada e Revenda Integrada WEG, criada para prover e ofertar soluções e produtos para indústrias de todos os segmentos que demandem automação industrial e motores elétricos.

Newsletter

Em breve.

Copyright © Revimaq
Macro Agency Nuvem Dinâmica Infobiz