• Atendemos em todo o Brasil
  • Av. Com. Gumercindo Barranqueiros, 20 - Jundiaí/SP

 

Eficiência energética em sistemas de bombeamento

A WEG – empresa representada oficialmente pela Revimaq – tem desenvolvido soluções que promovem maior eficiência energética, reduzindo gastos desnecessários. Para sistemas de bombeamento, usados em muitos processos industriais, a empresa criou uma tecnologia capaz de economizar até 70% de energia.


Em 07/09/2015 08:00
Por Revimaq
Por Revimaq

Eficiência energética em sistemas de bombeamento

Até os anos 70, o consumo de energia não era uma preocupação dos brasileiros. Porém, a partir da crise do petróleo, a demanda por economia energética cresceu. Atualmente, é um consenso que reduzir os gastos energéticos é necessário – principalmente nas indústrias, setor responsável por mais de 40% do consumo de energia no país. Os motores são uma das principais fontes de cargas elétricas das indústrias e, entre os processos que utilizam motores, destaca-se o sistema de bombeamento elétrico.

O que é?

Basicamente, uma bomba é um instrumento capaz de transferir energia de uma fonte para um líquido, fazendo com que esse líquido realize um trabalho. O sistema de bombeamento pode ser utilizado em vários segmentos e aplicações, como irrigação de sistemas e recirculação de água gelada, indústrias químicas, circulação de óleo, entre outros.

Em sistemas de bombeamento tradicionais, a bomba centrífuga opera em uma velocidade constante e produz vazões que variam de zero até um valor máximo. Para adequar a pressão e a vazão, são usadas válvulas de controle. Porém, como não é possível obter uma precisão de controle nessas variáveis, há um grande desperdício de energia elétrica.

Soluções WEG

Para resolver essa situação, a WEG desenvolveu uma solução moderna e prática. Para aplica-la, é preciso adquirir apenas um motor de alta eficiência WEG W22 Premium e um inversor de frequência WEG CFW-11, responsável por controlar a vazão e a pressão do sistema.

Sistema de bombeamento de alta eficiência energética

O Inversor atua através do software WEG Pump Genius, que promove a automação de diversos processos. Por exemplo, o sistema detecta entupimentos, enchimento da tubulação, possíveis falhas de vazamento e várias outras situações. Para entender melhor todas as funcionalidades deste poderoso software, confira o vídeo produzido pela WEG:

Essa aplicação traz inúmeros benefícios aos empreendedores. Primeiramente, há uma grande redução no consumo de energia, que pode chegar a até 70%. Os custos estruturais também são reduzidos pela inutilização das válvulas de controle e pela redução do consumo de água. Como se não bastasse, a tecnologia WEG ainda garante total uniformidade e controle da vazão do sistema, o que leva a melhores resultados.

Conjunto WEG de alta eficiência, composto por motor W22 Premium e Inversor CFW-11

As vantagens são tantas que fazem o ROI (Retorno Sobre o Investimento) nos produtos WEG serem rápidos. Entre em contato conosco para maiores informações.

 

A Revimaq

Revimaq é uma uma Assistência Técnica Certificada e Revenda Integrada WEG, criada para prover e ofertar soluções e produtos para indústrias de todos os segmentos que demandem automação industrial e motores elétricos.

Newsletter

Em breve.

Copyright © Revimaq
Macro Agency Nuvem Dinâmica Infobiz