• Atendemos em todo o Brasil
  • Av. Com. Gumercindo Barranqueiros, 20 - Jundiaí/SP

 

Energia solar: fonte de economia e sustentabilidade

A busca por fontes renováveis e não poluentes de geração de energia tem se tornado cada vez mais necessária para dar continuidade na evolução tecnológica mundial. Conheça mais sobre essa tecnologia e suas soluções.


Em 28/05/2015 08:00
Por Revimaq
Por Revimaq

Energia solar: fonte de economia e sustentabilidade

A energia solar se caracteriza por ser inesgotável, limpa e econômica. Ela é considerada uma alternativa promissora, que vem ganhando cada vez mais espaço no país, principalmente pela alta demanda por energia e pelos problemas ambientais causados por outras fontes não-renováveis.

Na prática, existem basicamente duas formas de usar os raios solares como energia: o processo térmico e o elétrico. O primeiro é feito com o auxílio de coletores e concentradores, mas pode ser usado apenas com o objetivo de aquecer a água. Já no segundo processo, é possível transformar a energia solar diretamente em energia elétrica. Este sistema fotoelétrico funciona de forma simples: os fótons presentes na luz solar incidem sobre painéis fotovoltaicos formados por células solares, o que proporciona a emissão de elétrons e gera uma corrente elétrica.

O processo fotovoltaico traz várias vantagens econômicas. Após o investimento inicial, o sistema praticamente não tem outros custos, já que demanda pouca manutenção e possui longa durabilidade. Assim, em poucos anos se obtém o retorno do investimento inicial. A energia fotovoltaica ainda é autossuficiente, o que garante um grande benefício às empresas, principalmente àquelas em que a queda de energia representa perdas na produção.

O governo brasileiro também garante vantagens financeiras para quem adotar o uso de energia solar. Uma Resolução Normativa de 2012 permite que o consumidor integre o sistema de energia renovável com a rede elétrica, fornecendo a energia excedente para a operadora. Por exemplo, se uma residência é capaz de produzir 10kwh durante o dia com os painéis fotovoltaicos, mas só utiliza 3kwh, os outros 7kwh são transferidos para a concessionária através desse sistema.

Além do ganho econômico, este sistema é totalmente ecológico e não produz nenhum resíduo. A radiação solar é inesgotável e o silício, principal componente dos painéis, é um dos elementos mais abundantes no planeta.

Todos esses fatores tornam a energia solar ideal para a implementação no ambiente corporativo. Além das vantagens financeiras e ambientais, o sistema chama a atenção da mídia e pode ser utilizado em campanhas e ações de marketing – uma vez considerando a atual tendência de relevância para soluções sustentáveis.

Para melhorar ainda mais o cenário, o Brasil é um país com alta viabilidade para instalação de sistemas de energia solar. De acordo com dados do Instituto Vitae Civillis, o Brasil recebe cerca de 1013 MWh anuais, o que corresponde a 50 mil vezes o consumo anual de eletricidade no país. Assim, a insolação média anual no Brasil é consideravelmente maior do que em muitas outras nações industrializadas.

Soluções WEG

A REVIMAQ, em parceria com a WEG oferece soluções completas para a geração de energia solar. Entre os produtos e serviços oferecidos pela empresa estão inversores solar fotovoltaico, transformadores, painéis fotovoltaicos, medidores inteligentes de energia, sistemas de proteção, além de toda a engenharia de integração e software aplicativo.

Sistemas de monitoramento completos garantem máxima confiabilidade nos resultados obtidos

Sistemas de monitoramento: Para garantir a melhor performance das plantas fotovoltaicas, a WEG possui um sistema de monitoramento de última geração, através de redes sem fio e com acesso à internet. O acesso online permite que o cliente tenha informações relacionadas aos parâmetros de rede, arranjos, inversores, e até mesmo às condições meteorológicas.

Inversores: Para atender o mercado de usinas solares, a WEG possui o SIW700, que tem uma extensa gama de potências projetadas para atender as condições climáticas do Brasil.

Já para as pequenas e médias gerações, a WEG oferece as linhas SIW500 e SIW300, que oferecem uma ótima eficiência ao consumidor.


Transformadores WEG: isenção de descargas parciais e um expressivo aumento na vida útil

Transformadores a seco e a óleo: A WEG possui também uma linha completa de transformadores para se utilizar nas usinas fotovoltaicas. Os transformadores da WEG proporcionam mais segurança, economia de espaço e redução do custo de instalação e manutenção. Os transformadores isolados em resina epóxi apresentam soluções para todos os tipos de ambientes, evitando descargas parciais e garantindo um aumento na vida útil do transformador.

Quando se trata de energia solar, as soluções da WEG garantem maior qualidade, durabilidade, segurança e um ROI superior.

Solicite com a Revimaq uma análise e dimensionamento para implantação de sistemas de energia solar para sua empresa. Temos certeza que seus negócios se tornarão mais sustentáveis e rentáveis com essa nova plataforma de geração de energia.

 

A Revimaq

Revimaq é uma uma Assistência Técnica Certificada e Revenda Integrada WEG, criada para prover e ofertar soluções e produtos para indústrias de todos os segmentos que demandem automação industrial e motores elétricos.

Newsletter

Em breve.

Copyright © Revimaq
Macro Agency Nuvem Dinâmica Infobiz