Entenda o crescimento do setor industrial no Brasil e suas oportunidades
Com grande espaço de crescimento, a indústria brasileira vem se destacando em relação ao restante do mundo. Entenda como isso pode trazer oportunidades para seu negócio.

Segundo agência da ONU, o setor manufatureiro brasileiro avançou significativamente em relação ao resto do mundo, chamando a atenção pelas oportunidades de escala e investimento neste setor.
Enquanto o Brasil se destaca na manufatura, a indústria paranaense destacou-se com crescimento acima da média, trazendo boas notícias para o setor industrial que vinha estagnado.
Nesse ritmo, sua indústria pode aproveitar todas as oportunidades para avançar em produtividade e eficiência energética, contando com as informações deste artigo.
A indústria brasileira cresce acima da média global
O Brasil tem se consolidado como um dos destaques no crescimento industrial global.
Segundo um relatório recente, a indústria brasileira cresceu o dobro da média global em 2024, evidenciando sua força no setor (Exame).

A proporção de crescimento é especialmente observada por nós, numa fase em que indústrias do Brasil inteiro estão buscando soluções para otimizar a eficiência energética e melhorar a produtividade.
Esse avanço é impulsionado por diversos fatores, como:
- Modernização dos processos produtivos com a adoção de novas tecnologias
- Incentivos à automação e eficiência energética para redução de custos
- Investimentos em infraestrutura e inovação para impulsionar a competitividade
- Demanda crescente do mercado interno e externo por produtos industrializados
Mesmo com desafios, como a alta dos juros, a resiliência da indústria brasileira demonstra que há espaço para crescimento e inovação. Empresas que se modernizam e adotam soluções tecnológicas conseguem se destacar e aumentar sua competitividade no mercado.
O Paraná lidera o crescimento industrial no Brasil
Dentro do cenário nacional, o Paraná é um dos estados que mais cresce na indústria. Em 2024, o setor industrial paranaense registrou um aumento de 4,2%, superando a média nacional.
O desempenho se deve, em grande parte, ao investimento em tecnologia e automação, tornando os processos produtivos mais eficientes e sustentáveis.
A modernização das indústrias tem sido um dos fatores essenciais para esse avanço, pois empresas que adotam soluções inteligentes de automação e eficiência energética, como as que oferecemos, conseguem reduzir custos operacionais, aumentar a produtividade e tornar-se mais sustentáveis.
Como sua empresa pode aproveitar esse crescimento?
Para acompanhar essa tendência e se manter competitiva, sua indústria deve investir em modernização e tecnologia. Algumas estratégias incluem:
- Automação industrial: Redução de desperdícios e aumento da eficiência produtiva
- Eficiência energética: Redução do consumo de energia com motores e equipamentos de alto rendimento
- Investimento em novos equipamentos: Substituição de máquinas obsoletas por soluções mais modernas
- Parcerias estratégicas: Trabalhar com empresas especializadas, como a Revimaq, para garantir um processo produtivo mais eficiente
A Revimaq, em parceria com a WEG, oferece soluções tecnológicas avançadas para modernizar a indústria, seja na automação de processos, na melhoria da eficiência energética ou na implementação de sistemas mais sustentáveis, contando com especialistas que farão toda a diferença para impulsionar os resultados do seu negócio.
O futuro da indústria brasileira está na inovação
O crescimento da indústria brasileira e, especialmente, da paranaense, mostra que há oportunidades para as empresas que investem em modernização e inovação.
Este é o momento ideal para adotar soluções tecnológicas e garantir maior competitividade no mercado, utilizando todo o potencial das soluções que oferecemos.

Se sua indústria quer se destacar, conte com a Revimaq para oferecer equipamentos WEG de alto desempenho e projetos completos e diferenciados para automação e eficiência energética.
Entre em contato conosco e descubra como impulsionar sua indústria com as soluções da Revimaq e WEG!