• Atendemos em todo o Brasil
  • Av. Com. Gumercindo Barranqueiros, 20 - Jundiaí/SP

 

Indústria 4.0: conectada com as reais necessidades do mercado

A tecnologia vem avançando sucessivamente, sobretudo no ramo industrial, onde se torna cada vez mais presente e indispensável.


Em 09/12/2018 08:00
Por Revimaq
Por Revimaq

Indústria 4.0: conectada com as reais necessidades do mercado

Indústria 4.0 é um conceito atual que engloba a automação e suas inovações e tecnologia da informação, aplicadas no processo de manufatura. Os processos de produção tendem a se tornar cada vez mais eficientes e autônomos, a partir da utilização de sistemas como a Internet das Coisas (Internet of Things – IoT).

Conheça os 5 Benefícios da Automação Industrial

Esse conceito significa um novo período no contexto das grandes revoluções industriais, ocorrendo diversas mudanças na forma em que os produtos serão manufaturados, causando impacto em diversos setores do mercado. 

  • Primeira Revolução Industrial: ocorreu entre 1760 e 1860. Houve o aparecimento de indústrias de tecido de algodão que utilizava o tear mecânico. O aprimoramento das máquinas a vapor contribuiu para a continuação da Revolução.
  • Segunda Revolução Industrial: entre os anos 1860 e 1900, a utilização do aço, da energia elétrica e combustíveis derivados do petróleo. A invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos foram as principais inovações desse período.
  • Terceira Revolução Industrial: aconteceu nos séculos XX e XXI, com o avanço da eletrônica e da robótica (principalmente computadores e celulares), com sistemas computadorizados para a manufatura.
  • Quarta Revolução Industrial: ainda em desenvolvimento, com a utilização de sistemas cyber-físicos, internet das coisas, aprimoramento da automação e processos de manufatura descentralizados. 

Como surgiu 

O termo teve origem a partir de um projeto estratégico do governo alemão voltado à tecnologia, usado pela primeira vez em 2011 na Feira de Hannover – principal feira mundial de tecnologia industrial. Em outubro de 2012, os responsáveis pelo projeto apresentaram um relatório de recomendações para o Governo Federal da Alemanha para planejar sua instauração, sendo publicado em 2013, na mesma feira onde surgiu, um trabalho final sobre o desenvolvimento da Indústria 4.0.

Seu princípio básico que, conectando as máquinas, sistemas e ativos, as empresas poderão criar redes inteligentes que podem controlar os módulos da produção de forma autônoma. Portanto, as fábricas inteligentes terão capacidade e autonomia para prever falhas, agendar manutenções e se adaptar aos requisitos e mudanças não planejadas na produção. 

Os 5 princípios da Indústria 4.0

1. Capacidade de operação em tempo real 

Aquisição e tratamento de dados praticamente instantâneos, possibilitando uma tomada de decisões em tempo real.

2. Virtualização 

Existência de uma cópia virtual das fábricas inteligentes, permitindo ser rastreada e monitorada.

3. Modularidade

Produção de acordo com a demanda, o que oferece flexibilidade para modificar as tarefas da máquina com mais facilidade.

4. Descentralização

Tomada de decisões feita pelo sistema cyber-físico. As máquinas poderão fornecer informações sobre seu ciclo de trabalho, aprimorando os processos de produção.

5. Orientação a serviços

Softwares orientados a serviços aliados ao conceito de internet of service

Os pilares da Indústria 4.0

Segurança

Problemas como falhas na comunicação máquina-máquina ou no sistema causam transtornos na produção, sendo necessário sistemas que protejam o know-how da companhia contido nos arquivos de controle dos processos.

Internet das Coisas (internet of things -IoT)

Conexão em rede de máquinas, objetos físicos, ambientes e veículos por meio de dispositivos eletrônicos que permitem a coleta e troca de dados.

Saiba mais sobre a Tecnologia de Internet das Coisas aplicada à Indústria.

Big Data Analytics

Consiste em estruturas de dados extensas e complexas que utilizam novas abordagens para análise, gerenciamento e captura de informações. Essa tecnologia compõe o conhecido 6Cs para lidar com informações relevantes, sendo eles: conexão, cloud (dados por demanda), cyber, conteúdo, compartilhamento e customização.

Com o avanço das tecnologias, a tendência é que, em um futuro próximo, as fábricas e indústrias utilizem o conceito de Indústria 4.0 mais frequentemente, tornando-se altamente eficientes e autônomas.

Benefícios

  • Melhor condição de trabalho
  • Sustentabilidade na indústria
  • Melhoria na agilidade de fabricação
  • Desenvolvimento de capacidades inovadoras
  • Melhor monitoramento e manutenção avançada
  • Coleta de dados em tempo real
  • Aumento da produtividade através da automação e otimização
  • Customização personalizada de acordo com cada cliente

Impactos 

A pesquisa e o desenvolvimento nos campos de segurança em tecnologia da informação são pontos que serão abalados pela quarta revolução industrial, além da confiabilidade da produção e interação máquina-máquina, tendo a tecnologia se desenvolvendo continuamente para tornar viável a adaptação de empresas a este novo padrão de indústria.

Profissionais da área também terão que se adaptar a esta nova tecnologia, pois com as fábricas ainda mais automatizadas, novas demandas surgirão e outras deixarão de existir, como os trabalhos manuais e repetitivos, que já vem sendo substituídos por mão de obra automatizada, aumentando ainda mais a substituição com a indústria 4.0.

Soluções com tecnologia WEG – Revimaq

WEG vem aplicando essa tecnologia a produtos inovadores, com integração total da informação permitindo o máximo de produtividade e resultado. A Revimaq, revenda Integrada WEG e assistência técnica, desenvolve planos de implantação para esse tipo de tecnologia, fornecendo equipamentos e know-how de forma a alcançar os melhores resultados tanto no rendimento quanto na capacitação de uso dessas tecnologias.

 

A Revimaq

Revimaq é uma uma Assistência Técnica Certificada e Revenda Integrada WEG, criada para prover e ofertar soluções e produtos para indústrias de todos os segmentos que demandem automação industrial e motores elétricos.

Newsletter

Em breve.

Copyright © Revimaq
Macro Agency Nuvem Dinâmica Infobiz