Inteligência Artificial na indústria revoluciona o setor e perpetua novos conceitos
As novas tecnologias de inteligência artificial são uma realidade, sendo questão de tempo até que estejam presentes em todas as indústrias e se tornem um diferencial competitivo relevante.

No cerne da automação industrial encontram-se as tecnologias inovadoras, que impelem a indústria rumo a novos patamares, tanto em termos de produção quanto em produtividade. Dentre as tecnologias, a que mais se destaca é a Inteligência Artificial que, aplicada o ambiente industrial, atua de forma inteligente, garantindo níveis de eficiência nunca antes experimentados.
A implementação de inteligência artificial na indústria ampliou consideravelmente e permanentemente as possibilidades de escala e segurança no trabalho, de controle e monitoramento (mesmo à distância), além de otimizar a eficiência energética, considerada o maior fator de importância para a indústria e que tem tomado grandes esforços na busca pela evolução dos motores elétricos.

A alta na tendência de aplicação da inteligência artificial na indústria se mostra cada vez mais promissora, atraindo investimentos consideráveis. Exemplo disso é a mais nova aquisição da WEG: a BirminD, uma startup de tecnologia que complementa seu ecossistema digital e passa a oferecer tecnologias de inteligência artificial aplicada à otimização industrial.
Principais benefícios da IA na indústria
Existe uma vasta lista de benefícios diretos e indiretos. Tentamos pontuar aqui quais são os mais impactantes e que perpetuam conceitos altamente relevantes para a operação industrial:
- Aumento de produtividade
- Maior segurança no trabalho (para colaboradores)
- Redução significativa nos erros e falhas
- Aumento na qualidade final dos produtos
- Grande campo de atuação que gera novos empregos
- Tradução em redução de custos e maior lucratividade
- Redução dos preços finais de produtos
Você conhece outros benefícios e impactos que essa tecnologia traz? Deixe seus comentários e ajude outras pessoas a entenderem este cenário.
A revolução que define novos padrões
A inteligência artificial não é nova, datando de …. No entanto, sua aplicação industrial é recente, dada a importância dos cuidados necessários para garantir a prevenção de falhas em equipamentos que já funcionavam bem mecanicamente (ou com programação não independente).

Tais ferramentas definem novos padrões para a aquisição de equipamentos, além de especialistas capacitados tanto no desenvolvimento quanto na implementação dentro dos parques industriais. É fato que, para uma nova aquisição ou upgrade industrial, a existência de uma tecnologia inteligente fará grande peso na decisão.
“A prestação de um serviço de primeira linha faz total diferença na implementação de um sistema inteligente, tanto para explorar todos os recursos disponíveis, quanto para a correta operação do próprio sistema no dia-a-dia.” – Afirma Daniel Leonardi, especialista da Revimaq.
A Indústria 4.0 promove o setor
Diante da atual crise do coronavírus e da necessidade de recuperar a economia no setor industrial, as tecnologias aliadas entre si e trabalhando de forma inteligente estão cada vez mais próximas de atender às reais necessidades do mercado.
Para entender melhor como a inteligência artificial auxilia na automação de processos, é preciso antes saber que ela se trata de uma união de tecnologias pré-existentes, que trabalhando em conjunto e tratando padrões detalhados, consegue aprender como operar em muitas situações que antes, necessitariam de interferência humana.
Aplicações industriais ilimitadas
As aplicações da IA na indústria são infinitas e abrangem todo o setor: Deste a produção de componentes e peças (mesmo as mais simples, como um parafuso) que são utilizados para a montagem de produtos finais, quanto a Supply Chain (ou cadeia de fornecimento) que abrange a logística e a operação de armazenagem.

Imagine as infinitas aplicações a inteligência artificial, dado que praticamente todos os equipamentos atualmente são eletrônicos e até então, eram suscetíveis a programações lógicas sequenciais, mas que nessa nova fase podem receber o “dom” de resolverem problemas sozinhos!
“Nós já temos visão do ‘final’: um avanço gigantesco em produtividade. Nossa missão agora é facilitar a entrada e implementação dessas tecnologias inteligentes. Cabe às indústrias apenas a decisão de melhorarem e nós estamos aqui para prover essa melhoria.” – Acrescenta Daniel.
Como implementar inteligência artificial na sua indústria
Quanto mais alta a tecnologia, maiores os cuidados necessários, além da exigência de especialistas de alta capacidade técnica.
A Revimaq é uma das empresas de destaque na implementação de tecnologias WEG no Brasil, dando prioridade à eficiência, à segurança do trabalhador e ao melhor custo/benefício no upgrade industrial.
Adotar tecnologias de IA na indústria é uma questão de tempo e existem muitas razões para implementar o quanto antes. Leia também nossos conteúdos sobre a Indústria 4.0.