Linha WEG de motores de acordo com a Lei de Eficiência Energética
A linha de motores elétricos W22 IR3 Premium foi desenvolvida para igualar a competitividade do parque industrial brasileiro frente às indústrias internacionais que são referências em eficiência energética.

Os motores de indução trifásicos são os equipamentos responsáveis pela maior parte do consumo de energia elétrica do país. Pensando nisso, o Ministério de Minas e Energia (MME) determinou o programa de metas de rendimento nominal mínimos para tais motores.
A partir de 30 de agosto de 2019, o índice de rendimento padrão definido pela Portaria Interministerial Nº1 passa a ser o IR3 Premium, porém, a data limite para comercialização dos motores de níveis inferiores, fabricados ou importados será 28 de fevereiro de 2020.
O programa trará benefícios energéticos e de mercado importantes para a sociedade, colocando o Brasil em um grupo seleto de países que possuem rendimentos nominais mínimos da categoria denominada Premium.
O prognóstico deste programa é que as metas de rendimento gerem uma economia de energia acumulada de 11,213GWh entre 2019 até 2030, atingindo no último ano a economia de 1,830GWh/ano, equivalente ao atendimento de mais de 560 mil residências em um ano ou ao consumo de uma cidade com quase 1,9 milhões de pessoas.
A REVIMAQ, revendedora autorizada da WEG, já oferece os motores elétricos W22 IR3 Premium (motores desenvolvidos de acordo com o novo programa de metas) que reduzem o consumo e a demanda de energia elétrica, os custos de manutenção, além de possuir maior vida útil e oferecerem menores níveis de temperaturas nas operações.

Segundo o Diretor de Vendas da WEG Motores, Fernando Garcia, as empresas que se interessam em aprimorar mais seus sistemas de motores podem considerar soluções com níveis de eficiência ainda superiores, como o IR4 Super Premium e o IR5 Ultra Premium, que são motores acima dos níveis exigidos pelo novo programa.
A definição foi lançada em Junho de 2017 e, com ela, o Brasil passa a ser um dos pioneiros – junto aos EUA e ao Canadá – na adoção de um nível mínimo de rendimento para motores trifásicos fracionários. O programa estabelece, também, que a fabricação e importação de motores com os novos rendimentos passam a ser obrigatórios a partir de 30 de agosto de 2019 e sua comercialização pode acontece até seis meses após a data indicada.
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO será o responsável pela fiscalização, acompanhamento e avaliação do cumprimento do disposto nesta Portaria, cabendo-lhe reportar ao Comitê Gestor de Indicadores e Níveis de Eficiência Energética – CGIEE as não conformidades verificadas.
O sócio administrador da Revimaq, Sr José Laercio Leonardi, intera que a lei favorece a toda a população, principalmente numa fase em que as maiores economias globais investem em sustentabilidade e energia limpa: “É um avanço para os parques industriais brasileiros que beneficiará a população em curto e longo prazos, dando margem ao melhor aproveitamento da energia e como consequência, potencializando o fator energético sustentável no país”.
Aproveite a oportunidade para desenvolver uma redução de custos com motores WEG e tirar proveito do programa de troca de motores elétricos promovido pela WEG e Revimaq.