• Atendemos em todo o Brasil
  • Av. Com. Gumercindo Barranqueiros, 20 - Jundiaí/SP

 

Tecnologia para Torres de Resfriamento: economia de água, energia e dinheiro

Em busca de maior economia e eficiência, a WEG desenvolveu uma solução que evita desperdício de água e energia em Torres de Resfriamento.


Em 29/07/2015 08:00
Por Revimaq
Por Revimaq

Tecnologia para Torres de Resfriamento: economia de água, energia e dinheiro

Economizar energia é um dos maiores desafios no setor industrial. Atualmente, calcula-se que cerca de 40% da energia elétrica do país é consumida pelas indústrias. Além de oferecer economia financeira, a redução dos gastos energéticos também favorece o meio-ambiente. Pensando nesses fatores, a WEG desenvolveu uma solução que permite reduzir os gastos energéticos com torres de resfriamento. Mas antes de entender qual é a proposta da WEG, vale a pena mergulhar um pouco mais no universo dessas máquinas.

Definição e funcionamento

Torre de resfriamento é um equipamento de remoção de calor, que transmite o calor do processo para a atmosfera. Sua grande finalidade é, portanto, remover o calor de sistemas de ar condicionado, refrigeração de equipamentos e vários outros processos que geram calor excessivo.

Para isso, a água é usada como fluído de resfriamento. Basicamente, o equipamento recebe a água quente do processo e, no interior da torre, distribui a água no enchimento interno. O ar do ambiente é insuflado através do enchimento, o que faz com que parte da água evapore e ocorra, enfim, o seu resfriamento.

Desperdício

O desempenho de uma torre de resfriamento tem variações de acordo com o clima: fatores como a temperatura e a umidade do ar influenciam diretamente no processo. As indústrias levam isso em consideração e, ao projetar uma torre de resfriamento, dimensionam o equipamento para entregar água suficientemente fria, mesmo no dia mais quente do ano.

Assim, é comum que a torre forneça uma água mais gelada do que o necessário e, dessa forma, gaste uma quantidade de energia excessiva. Além disso, projetar o equipamento para resfriar a água além do necessário também provoca variações no processo, o que pode comprometer a produtividade e a qualidade da torre.

Soluções WEG Revimaq

Para resolver essa situação, a WEG foi a campo e desenvolveu uma solução extremamente eficiente e simples. Foi implantado um sensor de temperatura no ponto de saída de água e uma malha de controle. De forma automatizada, regula-se a velocidade do ventilador da torre, reduzindo essa velocidade quando for necessário.

Basicamente, controla-se a principal variável de todo o processo: a temperatura de saída da água. Por exemplo, se o desejado é que a água saia com 23ºC, é feita uma programação que permite que o ventilador use o mínimo de energia para resfriar a água a essa temperatura.

Conjunto de Motor WEG W22 Premium e Inversor de Frequência CFW11

Durante dois anos, o departamento de Sistema da Qualidade e Meio Ambiente da WEG monitorou o consumo de uma torre de resfriamento. A torre foi analisada usando um motor padrão e sem a aplicação do inversor. Após a instalação da tecnologia WEG, verificou-se uma redução de 48% no consumo de energia elétrica.

O estudo estima que essa economia pode chegar até a 80%, dependendo das condições existentes.

Além de reduzir o consumo de energia, a solução apresentou também uma economia de 22% na água utilizada – um impacto econômico de 1,17m³ ao dia. Como o ventilador passou a controlar a temperatura da água de acordo com a necessidade, há uma diminuição na evaporação e, por consequência uma economia de água.

Com tanta economia, o ROI (retorno sobre investimento) feito nos equipamentos é garantido e pode ser alcançado em pouco tempo.

Economize e contribua com o meio-ambiente com essa solução de resultado imediato. Entre em contato com a REVIMAQ e solicite um orçamento para a otimização de suas torres de resfriamento.

 

A Revimaq

Revimaq é uma uma Assistência Técnica Certificada e Revenda Integrada WEG, criada para prover e ofertar soluções e produtos para indústrias de todos os segmentos que demandem automação industrial e motores elétricos.

Newsletter

Em breve.

Copyright © Revimaq
Macro Agency Nuvem Dinâmica Infobiz