• Atendemos em todo o Brasil
  • Av. Com. Gumercindo Barranqueiros, 20 - Jundiaí/SP

 

Tudo sobre CLPs: Controladores Lógicos Programáveis Eletrônicos

Os Controladores Lógicos Programáveis, comumente conhecidos como CLPs, são equipamentos que buscam atender às necessidades das linhas de montagem industrial, sem precisar fazer grandes alterações elétricas ou mecânicas.


Em 19/11/2017 08:00
Por Revimaq
Por Revimaq

Tudo sobre CLPs: Controladores Lógicos Programáveis Eletrônicos

Os Controladores Lógicos Programáveis, comumente conhecidos como CLPs, são equipamentos que buscam atender às necessidades das linhas de montagem industrial, sem precisar fazer grandes alterações elétricas ou mecânicas.

Os motivos que levaram o CLP a alcançar um patamar elevado nas indústrias são diversos:

  • Alta confiabilidade
  • Facilidade de manutenção
  • Equipamento muito robusto
  • Possui compatibilidade com padrões elétricos industriais

Ao gerenciar processos industriais de forma automatizada, precisamos de um equipamento para controlar o nosso sistema mecânico. Em outras palavras, para que o sistema mecânico se torne inteligente, precisamos de um “cérebro”, o qual conterá as informações necessárias para que o sistema “saiba” o que está fazendo.

Com os CLP´s, seu parque industrial terá um aumento na praticidade de processos industriais, não mais necessitando de relés eletromagnéticos e com isso aumentando a velocidade e produtividade.

O Controlador Lógico Programável (CLP) da WEG é um dos controladores mais utilizados na indústria. Conceitualmente, o CLP é um equipamento projetado para comandar e monitorar máquinas ou processos industriais.

Possui um sistema operacional de tempo real, algo indispensável para controle de processos de alto risco como os que se encontram nas indústrias.

Mais a fundo, é um computador especializado, que desempenha funções de controle através de softwares desenvolvidos pelo usuário.

Vantagens de um CLP – Controlador Lógico Programável

  • Redução do custo: em razão do grande número de relés e da necessidade de manutenção os CLP’s tornam-se uma opção mais viável.
  • Imunidade a ruídos eletromagnéticos: o CLP conta com um sistema de isolamento contra ruídos elétricos.
  • Facilmente configurável: com racks modulares, é possível trocar módulos de entrada e saída de acordo com uma necessidade específica.
  • Facilmente programável: Além dessa facilidade, as linguagens permitem a realização de operações mais complexas que as feitas através de relés.
  • Grande flexibilidade: em razão das linguagens utilizadas, torna-se mais simples modificar a lógica do processo.
  • Maior controle: por ser um equipamento microprocessado, traz ao usuário a facilidade de interação com o hardware via software, assim se torna muito prática e fácil a localização de falhas.
  • Monitoramento on-line: podemos ter vários controladores conectados mantendo uma comunicação, e através dessa conexão podemos monitorar os processos em tempo real.
  • Manutenção simples: muitas vezes o próprio CLP indica a existência de erros, como ausência de um sinal de entrada, por exemplo.
  • Recursos para processamento em tempo real e multitarefa: o controle em tempo real permite uma exatidão muito maior na execução das tarefas.

Controladores Programáveis WEG

Desenvolvidos com qualidade e alta tecnologia, o Controlador Lógico Programável da WEG, é a inteligência no processo de automatização de máquinas e/ou ambientes, isto mesmo, responsável pela inteligência oferecendo soluções para sistemas de controle de processos industriais. Possuindo alta velocidade e capacidade de memória.

Equipamento de fácil manuseio, com linguagem simples para facilitar a aprendizagem e utilização. Tudo isso aliado a um processador de alta performance.

Oferecendo assistência técnica especializada, a Revimaq conta com profissionais que entendem do assunto, possuindo certificações para garantir seus produtos e serviços prestados.

 

A Revimaq

Revimaq é uma uma Assistência Técnica Certificada e Revenda Integrada WEG, criada para prover e ofertar soluções e produtos para indústrias de todos os segmentos que demandem automação industrial e motores elétricos.

Newsletter

Em breve.

Copyright © Revimaq
Macro Agency Nuvem Dinâmica Infobiz