• Atendemos em todo o Brasil
  • Av. Com. Gumercindo Barranqueiros, 20 - Jundiaí/SP

 

Novas tecnologias em motores pretendem revolucionar a cadeia de consumo e produção

Os motores elétricos estão em evidência, com projetos mais eficientes e potência elevada. Conheça as tecnologias que estão à frente e irão impactar todos os setores.


Em 24/08/2023 08:00
Por Revimaq
Por Revimaq

Novas tecnologias em motores pretendem revolucionar a cadeia de consumo e produção

É fato que os motores elétricos estão no coração de todas as aplicações e tornaram possíveis as inovações tecnológicas e industriais da nossa história atual, sendo o centro dos esforços na aplicação de soluções para eficiência energética que, por sua vez, trouxe as novas tecnologias da Indústria 4.0.

A movimentação por motores causou uma grande revolução em todas as aplicações, sejam industriais, comerciais ou domésticas. Eles estão no meio de nós, presentes em todos os lugares e nas mais variadas aplicações.

Responsáveis pela maior parcela do consumo energético mundial, os motores elétricos demandam os grandes esforços para maior eficiência energética, dada a crescente demanda por energia conforme crescem os comércios e indústrias, conforme estatísticas históricas do Anuário Estatístico de Energia Elétrica (vide seção 4.3 Consumo por Segmento) da EPE – Empresa de Pesquisa Energética.

Entenda, neste artigo, os avanços recentes nas tecnologias, tanto para melhoria da eficência energética quanto na durabilidade e segurança dos trabalhadores envolvidos em todas as cadeias que demandam motores elétricos.

O magnetismo a favor da indústria

Já falamos em outro artigo sobre a energia magnética sendo utilizada em motores. Atualmente, motores industriais com tecnologias de ímãs permanentes são realidade, trazendo uma eficiência 20% maior, como a linha de motores WEG WMagnet que traz essa tecnologia embarcada.

Essa é uma tecnologia que, aliada a outros novos recursos, possibilita tanto a economia de energia quanto a maior durabilidade dos motores, trazendo um excelente custo/benefício.

Como o magnetismo consegue gerar movimento sem o consumo de qualquer energia, tem sido implementado ativamente em muitas soluções e, ao  avaliar o grande benefício deste uso em motores, a WEG investiu pesadamente para desenvolver soluções que realmente revolucionaram o mercado industrial.

Conhecer soluções em motores magnéticos para indústrias é uma obrigação de qualquer profissional ou liderança que utilizam motores em seus parques.

Dos menores aos menores motores

Os nanomotores já são realidade e podem revolucionar a medicina, entre outras áreas. Motores em escala nanométrica podem ter inúmeras aplicações e trazem consigo o resultado do que há de mais avançado em nanotecnologia, uma vez que a movimentação nesta escala demanda muito mais tecnologias do que motores de grande escala.

Cientistas da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, criaram o primeiro motor elétrico molecular que pode funcionar em condições ambientes e ser facilmente fabricado em grande escala. Este motor é veloz e não gera resíduos, preservando o meio ambiente em que precisa para funcionar.

Em mão paralela, segue o desenvolvimento de grandes motores, usados para aplicações industriais de larga escala. O maior motor elétrico do mundo gera 800 cavalos de potência e, o mais interessante: carrega-se sozinho, apenas com a movimentação do eDumper, um veículo usado pela mineradora EMining AG que é considerado o maior veículo elétrico do mundo.

Em 2019, a WEG entregou o maior motor de indução já fornecido para a China, com potência de 26.250 kW, pesando 45,470kg e medindo 4 metros., será usado para movimentar compressores de ar que irão comprimir gás natural liquefeito (GNL) do estado gasoso para o estado líquido no Projeto de Utilização Abrangente de Gás Natural Zhengtai Yida da Mongólia Interior, considerado o maior projeto único de GNL no norte da China.

Também na escala da aviação, segmento que demanda aplicação de motores elétricos devido aos atuais terem uma grande emissão de poluentes, estão avanços significativos. Basta uma pesquisa rápida para descobrir a grande quantidade de empresas que estão investindo em motores elétricos para a aviação. Tanto os totalmente elétricos quanto os híbridos já estão se tornando realidade.

Fontes energéticas alternativas para motores

Motores movidos a combustíveis poluentes estão com seus dias contados. As novas tecnologias estão avançando em direção ao desenvolvimento de soluções não poluentes e até mesmo que se retroalimentam (como o eMiner acima citado).

Também avançam esforços para o desenvolvimento de motores a hidrogênio, apesar do questionamento de sua eficiência e praticidade. A abundância de hidrogênio no universo pode tornar esse elemento o combustível do futuro, mas no presente, ainda não tem eficiência suficiente, além de não estar disponível naturalmente e necessitar de processos industriais para separação.

Em paralelo, a China está desenvolvendo motores movidos a plasma para serem usados na aeronáutica. Atualmente usados em satélites, utilizam o plasma como combustível, o “quarto estado” da matéria.

Quase todas as fontes de propulsão são direcionadas à geração de energia elétrica para alimentar os motores, pois é a forma mais eficiente de alimentação atualmente desenvolvida. O que nos aguarda para o futuro?

Conclusão

Nosso mundo está mudando numa velicudade jamais vista. Os avanços tecnológicos estão trazendo soluções cada vez mais avançadas, inovadoras, práticas e sustentáveis.

É um mundo fascinante, não acha? Você consegue perceber quantos esforços estão sendo empenhados para os avanços na movimentação por motores? Até onde podemos chegar?

Muita coisa ainda está por vir. Portanto, se quiser ficar por dentro dessas e outras inovações, bem como estar conectado com uma empresa que traz muitas dessas soluções para a realidade da sua indústria e comércio, permaneça conectado conosco assinando nossa newsletter (abaixo) e seguindo-nos nas redes sociais FacebookInstagram

 

A Revimaq

Revimaq é uma uma Assistência Técnica Certificada e Revenda Integrada WEG, criada para prover e ofertar soluções e produtos para indústrias de todos os segmentos que demandem automação industrial e motores elétricos.

Newsletter

Em breve.

Copyright © Revimaq
Macro Agency Nuvem Dinâmica Infobiz